Depois de a Microsoft anunciar as mudanças de política em relação à conectividade obrigatória do Xbox One ontem, hoje acabou ficando um pouco mais claro o que essas alterações trazem de negativo para o console: a redução (ou perda completa) de funções.
A primeira delas é que a sua livraria de jogos não será mais digital, isto é, no lugar de instalar um jogo e vinculá-lo à sua conta para poder baixá-lo de qualquer lugar, mesmo caso tenha perdido o disco, agora você está limitado a jogar apenas quando ele estiver inserido no console.
A possibilidade de emprestar os seus jogos com dez familiares também foi removida completamente, embora seja possível levar o disco do game e instalá-lo em consoles alheios para jogar – o que requer a conexão com a sua própria conta, significando que mesmo instalado no aparelho, o jogo não fica acessível no console do seu primo até que ele compre uma licença.
Além disso, também não haverá mais a transferência de títulos entre amigos: no sistema previsto, você poderia transferir a sua licença para a conta de uma amigo, dando o jogo para ele, caso um tivesse o outro na lista de contatos por pelo menos 30 dias. Outro ponto potencialmente negativo é que não requerer mais a conectividade online pode fazer os desenvolvedores desistirem de usar o processamento nas nuvens – embora a Microsoft afirme que usar ou não o recurso caiba apenas às empresas.
Uma vez que exigir a conexão constante e disponibilizar sempre os seus jogos em uma livraria online seria uma forma de copiar a proposta de sucesso do Steam, então não é difícil pensar o seguinte: da mesma forma que o concorrente, a Microsoft poderia realizar promoções frequentes nos seus títulos, assim como acontece na loja virtual da Valve – o que não é certeza, claro, mas seria uma possibilidade válida, de certa forma.
Qual a vantagem? O preço do console pode cair em 100 dólares e talvez as mudanças sejam temporárias, já que a Microsoft pretende investir forte no mercado digital. Contudo, caso as alterações sejam permanentes, alguns desses pontos não serão de grande interferência para o usuário. Apesar de impedir certos avanços vale ressaltar que, com esse anúncio, o console volta a ser uma opção para muitos gamers pois muitas das configurações consideradas "inovadoras" mais atrapalhariam os jogadores do que trariam benefícios e algumas dessas limitações já são familiares aos jogadores.
"MMO's Place: seu ponto mmo"
0 comentários:
Postar um comentário
E então? O que achou?