segunda-feira, 29 de abril de 2013

[Review] Star Conflict MMO



Olá gamers!

Hoje estamos aqui para falar de mais um surpreendente MMO que encontramos na Steam! Ele é um dos primeiros a conter todo o tema espacial em um cenário de batalhas que se assemelha o game The Duel. Vamos falar um pouco sobre ele e vamos dizer o que achamos!


Durante nossas peregrinações pela loja da Steam, de vez em quando acabamos encontrando algum jogo que vale a pena analisar. Com Star Conflict não foi diferente, o game parece se o unico do tipo que intercala o modo de jogo massivo online com batalhas emocionantes.

Produzido pela Gaijin Studio, ele é um game de formato um pouco mais casual, feito para passar o tempo. Se encontra disponível na Steam por um preço super acessível: DE GRAÇA!
Isso mesmo, Star Conflict é F2P(Free To Play), e enquanto você quiser jogar ele será Free!




O game basicamente consiste em batalhas PvP, ele também contém algumas missões que você pode completar, porém o real foco do jogo são batalhas rápidas (não mais do que 10 minutos) e combates animais. O único jogo que se assemelha no estilo é The Duel, que também possui um sistema de jogo apenas com foco PvP.
O game não é dividido em salas como muitos pensam, ao invés disso a Gaijin criou um MatchMaker que analisa as partidas abertas e te joga dentro de uma sala aleatória em uma partida aleatória dentre os diversos modos de jogo do game (que também são aleatórios).

Em suma, o que você precisa fazer é abater outras naves de outros jogadores em um dos vários modos de jogo escolhidos pelo game. Você pode escolher três naves para seu hangar e, durante o game, ir revezando entre ela a medida em que você é abatido. Cada player ganha pontos durante o jogo por abater um oponente ou dar assistência a um aliado e no final estes pontos são somados e os melhores ganham recompensas.

O game também tem 3 facções, não que isso influencia muito na jogabilidade, mas é um meio de dividir os player que preferem determinadas skills de outros players que preferem outras. Na maioria das vezes você não sabe o por quê destas facções, mas isto fica claro quando você libera alguns contratos, que são pequenas missões como se fossem conquistas, que você pode realizar em troca de dinheiro.

É um jogo casual, apenas para passar o tempo, você dificilmente vai ficar vidrado neste game, mas ainda sim ele merece ter aqui no MMO's um cantinho especial.





Por ser um mmo grátis, Star Conflict até que trás bastante benefícios ao player. A Gaijin realmente inovou no modo de controlar as naves, adicionando a física espacial (ou a maior parte dela) misturada com os métodos comuns que estamos sempre vendo quando o quesito é controlar uma pequena nave ao redor do mapa. Neste game não basta você acelerar e parar, você deve ter em mente que não há ar, ou seja, você deve calcular sua trajetória para que você possa parar sem deslizar e no lugar que quer.

A jogabilidade também é muito boa, controles simples e nada de lero-lero para explicações, você aprende na prática, o que pode ser considerado um ponto ruim, mas neste jogo não, já que o tutorial te coloca em uma batalha de verdade enquanto vai ensinando os passos básicos a você, é um batismo de sangue!

O mapa e os modelos das naves, o gráfico em geral é muito bonito, mesmo rodando na resolução baixa. Testamos com a resolução máxima do game e pudermos ver uma grande diferença, principalmente nos shaders e nos filtros anisotrópicos, que consomem muita memória se você não tem a placa adequada.

As batalhas são, em sua totalidade, muito dinâmicas e bastante rápidas, como dissemos, ele é um jogo casual. Então os gamers não ficam muito tempo em um único nível, assim que uma batalha acaba você tem tempo para reparar suas naves, reabastecer suas munições e ir para a próxima batalha.

O jogo se baseia em um sistema de níveis, que você vai adquirindo para poder comprar outras naves, mas estes níveis não sobem pelo tempo jogado ou por players mortos, mas sim pela quantidade de vezes que você jogou com a mesma nave. Você vai ganhando pontos com ela a cada partida e após um tempo tem a possibilidade de comprar outras naves de uma das três facções, dependendo do nível de cada facção.

Sistema de skills e atributos também existem nesse jogo, e alguns fazem muita diferença, mas não que isso desbalanceie o game, pelo contrário, o mercado e as batalhas são todas controladas pelo jogo, o que não deixa nenhum superfaturamento ou overpowers em players específicos.


  • It's Freeeee!
  • Ótima jogabilidade
  • Balanceamento de equipes
  • Balanceamento de mercado
  • Ótima física de ambiente
  • Controle simples
  • Batalhas rápidas e dinâmicas
  • Excelentes gráficos
Bom, como sempre, nenhum game escapa dos contras, e com este não foi diferente. Apesar de ele não possuir muitos erros que possamos apontar, alguns se destacaram por dificultar muito a vida do player.

O primeiro fato é que a interface de todo o game é extremamente chata de se usar, ela é muito complicada, cheia de letrinhas e textos imeensos, não é exatamente o exemplo de usabilidade.
O game utiliza muito a placa gráfica também, isso faz com que Lags por FPS baixo sejam frequentes a não ser que você possua uma excelente GPU. Os Lags do game também não são diferentes, as vezes não é possível jogar devido ao travamento do servidor.

Algumas batalhas no game demoram demais para serem iniciadas, talvez por algum erro no matchmaker, mas isso são erros raros de se acontecer.

Alguns bugs também podem ser encontrados no game, porém são raros e a produtora logo os conserta. Mas ainda sim eles estão à espreita dos gamers!
O chat é basicamente inútil também, já que ele fica no canto direito e é raramente visto, algumas mensagens durante a batalhas são essenciais para o jogo, porém não podem ser vistas devido a má posição da janela de chat.

  • Interface complicada;
  • Utiliza muita CPU para rodar;
  • Erros no gerenciador de batalhas faz você esperar décadas para jogar;
  • Bugs raros, mas existentes;
  • Chat escondido.

Sim, por ser grátis e proporcionar divertimento rápido e fácil, mas não pode ser considerado um mmo excelente, até porque cremos que ele não foi feito para isto.

  • Gráficos: 9
  • Jogabilidade:  7
  • Som: 8
  • História: N/A
  • Multiplayer: 9
  • Diversão: 6
  • Média: 6.9









  • "MMO's Place: seu ponto mmo"

    0 comentários:

    Postar um comentário

    E então? O que achou?