domingo, 5 de agosto de 2012

[Review] Dragon's Dogma








Olá Gamers! Perna's here!

Hoje trago para vocês uma analise completa do jogo "Dragon's Dogma"!

Antes de tudo, algumas informações básicas do jogo:

Dragon's Dogma é um titulo desenvolvido e distribuído pela famosa Capcom, do gênero Open-World RPG, ou para leigos é um jogo de RPG de mundo aberto, onde se é possível explorar as localidades do jogo sem necessidade de esperar por missões ou seguir a história, podendo se distanciar da campanha principal apenas para exploração.

O jogo foi desenvolvido por várias pessoas da equipe que desenvolveu as franquias Resident Evil, Devil May Cry e Breath of Fire, e foi lançado esse ano (2012) para as plataformas PS3 e XBOX 360.

O jogo tem, de certo modo, dois inícios de gameplay diferentes. Para quem jogou o demo (disponível de graça na PSN) terá que re-jogar o começo do jogo, onde você joga com Savan, e se encontra em ruínas destruídas, sem localização especifica. Neste começo serão introduzidos ao jogados os comandos básicos do jogo, e apresentadas algumas batalhas interessantes para que o jogador consiga se acostumar ao sistema, que não é complexo, mas tem suas peculiaridades. Logo após o termino desse tutorial, você será redirecionado para a tela de customização do personagem, a qual explicarei melhor mais a frente.


"Savan e seus Pawns lutando contra a Quimera, no demo do jogo"


Após isso a real campanha do jogo vai começar.



   



           






Antes de começar a analisar propriamente o jogo, já alguns avisos, que vão servir para os outros posts que eu farei. Se não quiser ler, apenas pule para depois do quarto item.

Primeiro: Eu NÃO sou fanboy, posso gostar de um jogo ou série, mas todas as minhas análises levam em consideração os pontos bons e ruins do jogo igualmente, e meus comentários não vou ficar babando em determinado aspecto do jogo se este não merecer, e não vou reclamar a toa de algo do jogo, mas lembrando, é a minha opinião em vários pontos da análise, sinta-se a vontade para não concordar com ela.

Segundo: Eu faço gameplays de mais de geralmente 50 horas antes de começar a análise do jogo, então as minhas informações e opiniões não vem de outros sites ou da Wikipedia, mas sim de experiência própria. Meu gameplay de dragon's dogma tem mais de 90 horas (megusta férias).

Terceiro: Vou sempre tentar explicar minhas considerações e opiniões sobre um jogo usando argumentos e apontando coisas no jogo, não vou simplesmente falar se é bom ou ruim sem explicação, preciso ter uma razão pra tudo, sendo que todo ponto bom ou ruim é identificado e analisado com cansativas horas de gameplay.

Quarto: Esperem erros de português, erros de português everywhere! Mas vou tentar não cometê-los o máximo possível. Então se houver algum nazista da gramática por ai, me perdoe T_T.

Não postarei mais esses itens em outras análises, apenas deixando isso bem claro. Agora, ao jogo!

Dragon's Dogma possui uma história principal de médio porte em duração de horas (se seguida direto, não deve passar de 7 horas de gameplay, considerando a necessidade de alguns níveis para matar os bosses), não tao bem explicada durante o jogo, mas muito original, e com muitas, muitas, muitas surpresas.

No início do jogo, após a introdução e do tutorial, você será redirecionado ao sistema de customização de personagens do jogo. Nesta tela, você poderá customizar praticamente todos os aspectos do seu personagem, como altura, aspecto físico (magro, gordo, bombado, Conan, modelos anoréxicas, Faustão antes da cirurgia, etc), face, tatuagens, cicatrizes, maquiagens etc. Os personagens são humanos, e pode ser do sexo masculino ou feminino.

Você pode dar um nome ao seu personagem, que não será citado em praticamente nenhum lugar do jogo, já explico o porque.

 

Após isso você será redirecionado a Cassardis, a primeira cidade do jogo, após ver uma cutscene muito boa, e a história envolvendo seu personagem vai começar. As cidades do jogo são em estilo medieval, e muito bem ambientadas, tornando andar por elas interessante. Logo no começo a cidade é ataca por um dragão gigante vermelho (grande bagarai) e você, badass (ou trouxa) como você é, decide ir com sua peça de roupa feita com as cortinas da sua casa e com uma espadinha bater no bicho. Nem preciso comentar.

"Devia ter aceitado o emprego com o Barney"


Após uns ataques no dragão, uma outra cutscene irá aparecer, na qual você toma uma porrada ao estilo falcon do dragão, e sua espada acaba espetada nele (ui). Ele a retira, estende o dedinho pra você deitado no chão, e arranca seu coração NA UNHA  e come. Sim, ele come seu coração. Literalmente.


"FFFFUUUU"

Você acorda em um abrigo depois, com algumas pessoas feridas, e você está com uma puta cicatriz no peito, e quando vai tocar nela sente uma voz chamando você, o dragão esta falando que se você quiser recuperar o seu coração, que o ache, e reivindique-o a força. Neste momento você vai poder escolher entre as três vocações principais do jogo:

Mage: possui várias magias de auxilio e de ataque, usa robes e um bastão para atacar os oponentes. As magias possuem Casting Time, ou seja, é necessário se concentrar antes de usá-las. O tempo de concentração depende da magia, e das pericias do mago.

Mage


Fighter: classe de curto alcance do jogo, possui uma espada e um escudo. Tem várias skills de defesa e ataque, e algumas para chamar a atenção dos oponentes, permitindo magos conjurarem magias, e os ladrões atacarem de longe. Tem alguns dos skills de perto mais fortes do jogo, e é devastador contra oponente humanoides e com seus skills de defesa, dura muito contra oponentes maiores. Possui equipamentos com mais defesa.


Fighter


Strider: Classe de agilidade do jogo, usa adagas e um arco pequeno. Tem uma mistura de ataques rápidos e de longa e média distancia, mas sem a possibilidade de defesa. É muito bom contra oponentes grandes, por causa do sistema de escalada do jogo, explicarei a seguir. Seus equipamentos de defesa são médios, mas dão para o gasto.


Strider


Após escolher sua classe, outra cutscene vai te mostrar sua prima conversando com um velho feio, e falando que seu coração não bate. Conversa vai, conversa vem, você vai pra entrada da cidade, onde um portal se abre e um Pawn sai de lá.

Pawns são guerreiros de uma outra dimensão, que juram lealdade ao Arisen, e lutam por ele.

Pawn


Arisen, o guerreiro destinado a lutar contra o Dragão que roubou seu coração. E os Pawns, ou peões, te ajudam nesta missão. E, com você sendo este guerreiro, você pode customizar um Pawn principal (fixo), que ira te seguir durante todo o jogo. Todos te chamam de Arisen, por isso seu nome não é utilizado. Você é o Arisen e pronto. Foda-se seu nome criativo Ò_Ó.

Você customiza não só a aparência, mas a personalidade do seu Pawn Principal, e isto afeta seu comportamento, modo de falar, e como ele age em batalha, afetando bastante o Gameplay.

Customização da personalidade do Pawn principal


Além do Principal você pode ter mais dois Pawns. Estes podem ser contratados no meio do jogo, eles passeiam por ai e ficam sem fazer nada nas cidades. È só se aproximar de um Pawn apoiado na parede de uma cidade, um pouco de conversa, e pimba, ele te segue. Tipo uma prostituta. Mas sem o sexo. ou não

Os Pawns no modo offline são criado pelo próprio game, já os Online são de outros personagens existentes, o Main Pawn de jogadores do mundo, escolhidos aleatoriamente de acordo com seu nível atual. Você pode chamar qualquer Pawn a qualquer momento, mas Pawn com níveis muito mais altos custarão bem mais caro, e são pagos com rift fragments, encontrados pelo jogo e dados por missões.

Tem um sistema para pesquisar Pawns também, basta chegar numa pedra de crack de transporte ao rift e clicar nela.

Sistema de escalada do jogo: Nos inimigos maiores, você pode subir, e dar uma de Shadow of the Colossus no game, escalando até os pontos fracos dos inimigos, como o olho de um Ciclope. Isso consome estamina. O sistema é um pouco falho por causa do controle analógico, mas não a ponto de você não conseguir escalar o oponente. Apenas torna isso bem difícil.

Os dois elementos principais do jogo são estamina e vida (HP). Todos os skills consomem estamina, sendo mágicos ou físicos. Se seu HP chegar a zero, game over.

O sistema de combate é dinâmico, envolve desde se concentrar em um inimigo, até sofrer para lutar com hordas deles.

Goblins, Hobgoblins e um Ciclope


A dificuldade do jogo é média, sendo fácil no começo, um pouco complicado dependendo da região do jogo no meio, e fácil para o final. Existe um monstro no jogo que é SEMPRE muito difícil, mas não falarei dele. Seria Spoiler. Só digo que quem jogou Final Fantasy 12, ele é Estilo Yiazmat. Mesma dificuldade.

Existem no total, nove classes diferentes para o Arisen, e seis para o Pawn principal, sendo três do Arisen classes mistas entre classes físicas e mágicas.

Aqui a lista, tirando as três citadas anteriormente.

Warrior: é o guerreiro do jogo, com sua espada gigante (ui) e sua força bruta (ui²) é a classe com maior poder de ataque por ataque no jogo. Muito lento, mas com muito HP e uma defesa monstra.

Warrior


Power Ranger: É a classe arqueira do jogo, usa como arma secundária (que não perde pra principal) um arco longo. Proporciona ataques poderosos a longa distancia, e uma agilidade grande, por usar adagas como o Strider.

Power Ranger


Sorcerer: É a classe que usa e abusa da magia no game, e é de longe a classe que possue os skills mais espetaculares do jogo. São Skills INCRIVEIS e muito efetivas, são bonitas, fortes, e demoram 9 meses pra sair. O tempo de concentração pra usar esses skills é ENORME e alguns devem passar de 25 segundos. Sério, isso é muito. Foi e é minha classe principal, e ela é muito divertida de se jogar. Aqui uma pequena amostra do que se esperar dela...

Sorcerer usando a magia Seism


Estas três classes avançadas, junto com as três básicas citadas anteriormente formam as seis classes bases. O seu Pawn principal pode ser qualquer uma destas classes. Além destas, existem mais três classes mistas, o Assassin, o Magick Archer e o Mystic Knight. Não vou explicar estas classes, a descoberta destas é muito divertida, sem nenhum tipo de Spoiler.

Os monstros do jogo são muito variados, contendo os mais clássicos monstros dos jogos de RPG, assim como existem humanos e animais diferentes no jogo. A mitologia é medieval, com toques de zumbis, alguns a estilo Resident Evil 1.

Nostálgico isso, mas agora você pode descer o cacete neles!


O jogo tem sistema de horas, sendo que os dias são bem claros e com menos monstros e cheias de NPC's , e as noites muito escuras e entupidas de monstros em todos os lugares. Para espantar a escuridão, você possue uma lanterna a óleo. Momento Amnesia.

Noites escuras  com zumbis obesos
culpa do MCDonalds


O jogo possue níveis de personagem, os quais você ganha com EXP matando monstros, e os DP, ou discipline points, que são usados para comprar Vocações e aprender Skills. Seu nível aumenta seus status, a quantidade é baseada na sua vocação atual.

Isso foi um resumo (resumo? Sim, resumo) das características principais do jogo. Agora, aos prós e contras!






O jogo tem uma ambientação muito variada, possui inúmeros monstros diferentes e de tamanhos variados.

A campanha principal do jogo é consideravelmente grande, com algumas side quests envolvendo personagens diferentes secundários no jogo.

A história do jogo é um ponto muito forte, apesar de parecer cliche a primeira vista, é muito original e muito imprevisível, com várias reviravoltas e traições inesperadas.

As classes do jogo são muito atrativas e bem diferentes, e muito equilibradas entre si.

Vários equipamentos diferentes e com efeitos visuais, se você equipar uma armadura, ela aparece no seu corpo, permitindo customizações a mais.

Mapa gigante e explorável com mundo aberto.

Jogabilidade dinâmica e intuitiva, desde combates de curto alcance, até estratégias de longa distância.

Possibilidade de usar Pawns de amigos online, e seu Pawn pode ser chamado por qualquer personagem do mundo a qualquer momento para auxilia-lo, e você irá receber itens por isso. Não há a necessidade de interação direta com o outro jogador. Vários jogadores podem receber ajuda do seu Pawn ao mesmo tempo.

O jogo possui um gráfico bonito, bem detalhado, mas nada realmente impressionante. Agora nas skills ele impressiona bastante, e possui uma dublagem muito boa, os personagens possuem características de fala bem definidas pela região, e falam com naturalidade.

Lista de prós:

  • Ambientação variada
  • Monstros variados e de tamanhos diferentes, desde pequenos até gigantes
  • Campanha principal envolvente e longa
  • Side Missions com personagens interessantes, sem ligação direta a história.
  • Personagens carismáticos
  • História original e imprevisível
  • Classes bem diferenciadas
  • Skills Incríveis
  • Equipamentos visuais
  • Mapa gigante e aberto
  • Trilha sonora FODA
  • Jogabilidade intuitiva e dinâmica
  • Sistema online de Pawns de fácil interação
  • Gráficos Bons
  • Ótimas dublagens, com personagens descontraídos e divertidos




Pois é... falei muito bem do jogo até agora, mas todo jogo tem seus defeitos.

Primeiramente que sendo um jogo de RPG, se tem a necessidade de exploração e de upar, ou seja, ganhar níveis. Muitas pessoas acham isso entediante. Apesar de eu discordar disso pelo menos em parte, não tem como negar que ficar matando monstros para evoluir enjoa uma hora.

O sistema de escalada do jogo é bem defeituoso, sendo que seu personagem alem de se movimentar lentamente pelo monstro, as vezes fica em posições e ângulos estranhos, e pode bugar no meio da subida.

A gravidade do jogo é ótima para as coisas que sobem e para os skills, mas para o que desce... não é só bem mentirosa, como também falha. Por exemplo, se você usar o skill levitar do mago durante uma queda, você vai parar no ar, subir um pouco, e depois cair com a mesma velocidade de antes, como se nada tivesse acontecido... E a sua reação aos ataques dos monstros não é das melhores, já as deles são bem feitas pra determinados ataques.

O jogo perde muita dificuldade conforme você fica mais forte, já que muitos dos monstros não conseguem acompanhar sua evolução de níveis.

O jogo não possui um modo online que te permita interagir diretamente com outros personagens, fazendo dele um jogo single player.

As missões secundárias do jogo, principalmente as que você pega em murais espalhados pelo jogo, são apenas de matar quantidades específicas de monstros ou pegar uma quantidade de determinado item, existindo poucas excessões com personagens do jogo, ou incluindo cutscenes e tramas escondidas do jogo.

O jogo sofre algumas vezes com uns problemas de freeze, ou seja, ele começa a ficar lento quando a tela está sobrecarregada com muitos skills ou muitas coisas. Isso é bem irritante.

Os pawns podem ficar irritantes, já que fazem muitos comentários repetidos no jogo, e tem sérios problemas   na hora de não serem percebidos. O inimigo pode ser infinitas vezes mais forte do que você, ou estar só ali, na boa, brisando relaxadamente, mas o pawn praticamente sempre sai correndo na direção dos monstros para tentar a sorte na porrada.

A inteligência dos Pawns também é uma espada de dois lados. Tudo que eles fazem de bom, também fazem de ruim. Como por exemplo, quando um Pawn segura um inimigo para você bater nele dando danos extras, isso é muito bom. Mas ele faz isso mesmo com você a  2 quilômetros de distancia dele, mesmo lutando contra outros inimigos. É foda quando ele fica la gastando estamina e te gritando, em vez de bater no monstro. Sem contar os Pawns que usam magia, cancelam uma magia de área de 30 segundos de concentração se o monstro no qual ele está mirando morre, e recomeça ela em outro. Isso é um saco.

Listando os Contras:


  • Necessidade de tempo para o jogo, ganhando níveis e explorando
  • Sistema de escalada defeituoso
  • Gravidade falha e mentirosa ao estilo power rangers
  • O jogo vai facilitando com o tempo
  • Não tem modo online cooperativo
  • Não tem modo offline cooperativo
  • Maioria das missões secundárias repetida
  • Lags consideravelmente frequentes
  • Prostitutas Pawns irritantes, burros e ao melhor estilo rambo





Sem dúvidas esse é um jogo que vale MUITO a pena de ser jogado. Eu varei noites jogando ele, é muito divertido mesmo. O único problema é que como ele é um lançamento, e também como ele se saiu  bem nas vendas pra um titulo iniciante, vendendo desde seu lançamento mais de 1.3 milhões de cópias, seu preço atual no brasil está em torno de 200 reais. Ai meu bolso.

Eu recomendo muito esse jogo a qualquer player, sendo fã de RPG ou não, mas aconselho tentar esperar o preço abaixar mais.

E lembrando, a Capcom é a mercenária dos DLC's, então existem MUITOS DLC's para Dragon's Dogma, desde itens novos, a quests especiais.

Notas:

  • Gráficos: 8.3
  • Jogabilidade: 9.2
  • Som: 10
  • História: 9.3
  • Diversão: 10
  • Média: 9.3




E essa foi a análise de Dragon's Dogma! Eu sei que ela ficou maior e mais aprofundada que as analises normais, mas eu acho que quanto mais completa for a análise, maiores as possibilidades da pessoa analisar se quer o jogo ou não.

Se quiserem a análise de algum jogo de PS3 que não tenha aqui no blog, peçam que o Tio Perna tenta fazer.

Espero que tenham gostado.

Boa Noite a todos!



"Um jogador hardcore se fortalece a cada game over"



"MMO's Place: seu ponto mmo"

0 comentários:

Postar um comentário

E então? O que achou?