Olá pessoal!
Mas uma vez estamos aqui para dar uma grande novidade que está sendo esperada há muito tempo, o lançamento do que são chamados "consoles da próxima geração", tendo como inicio o tão aclamado Playstation 4, que não mostrou sua cara, mas pudermos ver alguns equipamentos como o novo controle Dualshock e a nova PSEye.
Ficamos algum tempo fora aqui por conta de que não havia muito mais o que dizer sobre alguns jogos, já que a industria parou de lançar games nestes períodos, mas já iremos voltar com mais análises e mais novidades sobre games, vamos verificar o que foi dito sobre o novo Playstation.
A PRÓXIMA GERAÇÃO DE CONSOLES
Muitas pessoas ouvem falar deste termo mais poucas sabem o que ele realmente significa, o que esta nova geração de vídeo games quer trazer para nós que a geração anterior não conseguiu?
Interação social explicada durante a PSMeeting |
Bom, a resposta desta pergunta vai ficar muito evidente durante o resto da matéria, pois durante a PSMeeting a maioria dos desenvolvedores e apresentadores falaram sobre algo que vai mudar completamente nossa perspectiva de games, a interação social.
Segundo Mark Cerny, o arquiteto de sistemas do projeto, o PS4 não terá só a capacidade de executar jogos na sua casa e na sua televisão, mas ele estará totalmente voltado para uma nova experiência de jogos que nunca foi colocada em nenhum outro console da maneira como a sony pretende implementar dentro do Playstation 4. Segundo ele, a ideia principal do novo console é fazer da experiencia de jogar vídeo game algo comum e social, com isso a Sony pretende fazer a PSNetwork a primeira rede social para gamers do mundo!
A PsFacebook.
A nova ideia da sony é fazer com que gamers do mundo todo se conectem e interajam de forma social, assim como o Facebook nos proporciona uma rede social onde podemos conversar com amigos e outras pessoas, marcar eventos e tudo mais, a nova PSN será responsável por conectar jogadores com os mesmos interesses e gostos de jogos, ou seja, será possível jogar online, dizer a seus amigos o que você acha do jogo dando sua opinião e comentários sobre partes específicas deste jogo ou então sobre ele como um todo e a coisa mais impressionante sobre o novo console é a maneira como eles pretendem fazer o Stream de vídeo do game que você está jogando, mas para falar disso vamos ter que falar do novo controle DualShock que foi apresentado na conferência.
DualShock 4: O novo modo de jogar.
A Sony não deu muitos detalhes sobre o novo console em si, porém apresentou alguns novos gadgets que serão incorporados ao sistema assim que ele for lançado, um deles é o Dualshock 4, o novo controle que permite ao jogador fazer stream do jogo em tempo real, acessar redes e também contem funções de movimento, assim como os controles do Wii e o Ki-Nect do Xbox.
Dualshock 4 será seu nome, e terá MUITAS novidades. |
O novo Joystick vai contar com um design reformulado e mais arrojado, com uma pegada mais anatômica, os botões R e L foram redesenhados para seguir a forma do controle, que agora é um pouco mais arredondado. Uma luz no topo do controle indica qual cor é o player no jogo, em uma versão mais amigável do que as antigas luzes quadradas do Dualshock 3, mas esta não é a única função destas luzes.
Segundo os técnicos da Sony, este controle possuirá uma interligação com a nova PSEye, fazendo dele uma espécie de PSMove atual, ou seja, eles basicamente uniram os dois controles em um só, mas lembrando, ele não é igual ao move, ele apenas possui sensores de movimento que permitem a utilização de alguns comandos movimentando o controle.
A nova PSEye que deverá trabalhar em conjunto com o DualShock 4 |
Visto de frente, é possível ver os analógicos e o TouchPad |
Juntamente com o novo design, também foram incluídos e retirados alguns botões. Os botões Start e Select não existem mais, sendo substituídos pelo botão "Options", o controle também conta com um touchpad similar ao do PSVita que não sabemos para que servirá ainda, mas há rumores de que ele terá funções dentro dos jogos, como selecionador ou então como uma maneira totalmente nova de se jogar algum título que utilize suas funções. Os analógicos também foram reformulados, dando uma melhor empunhadura para quem os segura e, logo acima deles, se encontra uma espécie de caixa de som ou microfone, que dispensará o uso destes aparelhos separadamente, já que você pode agora conectar seu fone de ouvido diretamente no seu controle, ouvindo os sons do jogo sem precisar abaixar o volume da televisão.
O botão Share está no topo esquerdo, ao lado das setas direcionais. |
Também foram aprimoradas as funções mais básicas como vibração e movimento, coisas que já estavam presentes no Dualshock antigo, agora será possível sentir o movimento mais uniforme e mais realista de acordo com o jogo que estiver jogando.
O STREAM
Como dissemos mais acima, será possível compartilhar suas informações de jogos com outras pessoas diretamente através de um stream de vídeo ou então através de fotos e imagens, para realizar tal feito a Sony comprou uma companhia que revolucionou o modo como vemos um stream, a Gaikai, com esta aquisição a sony começou a desenvolver uma espécie de LiveStream, igual a TweetCam ou outros serviços do tipo, porém neste contexto ele permite não só que as pessoas vejam o gameplay do jogador que está fazendo o stream, mas também que comentem em tempo real ou então que falem utilizando seus microfones para que o streamer possa ouvir dicas e sugestões, os participantes também podem mandar fotos ou então seus próprios vídeos para o chat.
Porém o mais impressionante não é o fato de poder conversar e ver o stream de vídeo de outras pessoas, mas participar dele como se fosse um jogador, mas como assim?
No novo modo de stream de vídeo será possível tomar o controle do streamer por um período de tempo e jogar você mesmo o jogo que ele está jogando, em outras palavras isso equivaleria à famosa frase "Me empresta o controle, deixa eu te mostrar", isto seria controlado pelo streamer e ele poderia deixar pessoas jogarem em seu lugar para mostrarem segredos ou o que sabem sobre este jogo que ele não saiba.
COMPRANDO SÓ O QUE GOSTA
Utilizando-se da tecnologia do Gaikai, a Sony também vai criar uma espécie de loja virtual, onde você poderá testar TODOS, isso mesmo, todos os jogos da loja virtual para saber qual você quer comprar, e você só irá pagar por aquele que gostar, ou seja, não haverá demos para baixar e nem vídeos de apresentação, mas você irá basicamente jogar o jogo completo, não podendo apenas salvar seu progresso e nem conseguir algumas coisas, mas se gostar do jogo você poderá comprá-lo ali mesmo e jogar em sua casa assim como fazemos hoje, mas a grande ideia não é só comprar um jogo a baixá-lo, mas sim jogá-lo imediatamente, o tempo de download será 0!
Isso mesmo, durante a apresentação Mark Cerny disse que o propósito da Sony é levar o tempo de download a 0, ou seja, você não precisará baixar, você estará jogando e baixando o jogo ao mesmo tempo, mas como assim? Bom, pelo que entendemos, você irá fazer o download de um pequeno pacote do game, este será o download inicial, e à medida que você vai jogando o jogo o próprio console se encarrega de baixar as partes remanescentes, assim você joga e baixa o jogo ao mesmo tempo sem precisar esperar longos períodos de tempo para fazer o download de 30gb ou mais que cada jogo promete ter. Isto será realizado com a ajuda de um processador secundário, que ficará fazendo o download do jogo enquanto você joga, não sobrecarregando os 8 núcleos do processador AMD Jaguar principal, isto também permitirá que o game entre em uma espécie de hibernação, assim como computadores hoje em dia, você poderá desligar o console e retomar exatamente de onde parou quando religá-lo.
PREDIÇÃO
Uma das ideias mais impressionantes da Sony não vai chegar exatamente agora no mercado, mas será o resultado de um longo período de desenvolvimento e melhora de tecnologia, esta ideia é a chamada Prediction, ou previsão.
Segundo Mark e David Perry (CEO da Gaikai), o PS4 utilizará uma tecnologia que não necessita que o player dê as instruções, mas o próprio console saberá o que fazer, por meio de dados que serão alimentados pelo próprio jogador à medida que ele assiste a games e faz comprar na internet, assim o console irá não só te indicar os games que você pode gostar, mas também indicará vídeos, músicas e streams que você ficará contente em assistir, exatamente como o Youtube, mas o mais impressionante disso tudo é que na hora de você fazer o download de algum game, o próprio console saberá o que você quer e irá baixá-lo automaticamente para você, ou seja, antes de você pensar em baixar um jogo, o console já o terá baixado.
É claro, isto levará um tempo ainda para ser amadurecido e lançado nos novos consoles da Sony, mas é uma ideia interessante, imagine você saber que seu próprio video game sabe mais sobre você do que você mesmo, é um pouco assustador não acham?
"MULTI" PLATAFORMA
Assim como o Wii U, o Playstation 4 terá a possibilidade de ser jogado por mais de um console, ou seja, o PSVita também atuará como um joystick fazendo com que você possa jogar o mesmo jogo que estava jogando no console grande em um modo mais portátil, sem falar que os jogos do PS4 serão compatíveis como o Vita e deverão possuir os mesmos gráficos, assim quando você estiver jogando e precisar sair para algum lugar você pode transferir sua jogatina para o seu PSVita e continuar aonde quer que esteja, pelo menos é esta a ideia dos desenvolvedores.
O PS4 também dará a possibilidade de acessar seus dados de jogo online a fim de que você possa salvar seu progresso e/ou transferir seu jogo para outras plataformas, porém uma das novidades que deixaram muitos gamers furiosos é o fato de que nenhum dos seus antecessores terá compatibilidade com o PS4, então games do PS3, 2 ou 1 não funcionarão no novo console, que terá a capacidade de rodar apenas Blu-Ray, Mas David Perry disse que será possível colocar jogos de seus antecessores no futuro.
ESPECIFICAÇÕES
ESPECIFICAÇÕES
O novo console ainda não mostrou as caras, mas nós sabemos como ele vai funcionar, veja abaixo uma tabela do site G1, onde é mostrada uma comparação entre o PS4 e seus antecessores:
É possível ver que houve uma grande evolução desde o primeiro game, porém a melhor parte não está nas configurações básicas, mas sim nas partes mais internas do funcionamento do console.
MAIS PROFUNDAMENTE
MAIS PROFUNDAMENTE
O site VGLeaks vazou um documento para a internet onde é especificado como o novo game deve funcionar, segundo eles o processador Jaguar da AMD usará uma arquitetura chamada Fusion, que junta o processador com uma placa de vídeo, deixando uma espécie de dois em um, mas para que isto dê certo eles precisam de muitos engines de renderização, ou seja, a fim de rodar os jogos perfeitamente o processador conta com dois engines separados dedicados apenas para o shaders (as sombras do jogo) e também conta com 8 unidades de renderização que serão capazes de renderizar todo um cenário em microssegundos, além de ter 16 unidades de textura, que dão a aparência final à render e fazem com que o jogo fique bonito de se ver. Tudo isso sem contar com os 8 núcleos do potente processador Jaguar, que atuam separadamente.
Veja um fluxograma de utilização do processador:
MEMÓRIA E ARMAZENAMENTO
O Orbis(codenome dado ao PS4) deve contar com 4GB de memória, desses quais 3,5 estariam disponíveis para o uso dos gamers, sendo 0,5gb destinados ao uso do processador e aos processos do sistema, porém é um número flutuante e não se sabe ao certo quanto de memória o console deverá possuir, uma vez que já foi dito que seriam 8gb, só o tempo dirá.
Com relação ao armazenamento, o console deve possuir HD's que vão até 500GB, mas há rumores de que a sony planeja estender o uso à casa dos teras, assim o console supostamente poderá possuir até 2tb de armazenamento. Utilizando Blu-rays de uma ou duas camadas sendo possível armazenar de 25 a 50gb de dados em cada CD.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O Orbis também promete aparecer no mercado com conexões externas, ou seja, ele pode possuir cabos para conexão de rede e também foi dito que ele haveria de ter uma conexão bluetooth além da conexão wireless, mas isto é tudo que se sabe até o momento.
Há outros rumores também de que além da PSEye e do Dualshock, o novo console terá entradas para hardwares externos, como HD's e outros aparatos que podem, ou não, modificar sua experiência no jogo, sem falar de um modo DisplayScanOut que promete escalonar sua tela da televisão e gravar vídeos em tempo real, mandando-os para uma rede social ou até mesmo para canais do youtube e etc.
OS PRIMEIROS JOGOS
Durante a conferencia, alguns jogos foram apresentados como sendo exclusivos e tendo seu lançamento quase que imediatamente após o lançamento do Orbis. Entre eles estão títulos conhecidos como "KillZone: Shadow Fall", "InFamous Second Son" e também títulos novos como "DriveClub" e "The Witness".
Grandes empresas como a Capcom e a Square Enix já tem lançamentos para o novo console, entre eles está o jogo "Deep Down" que a Capcom está produzindo e pretende lançar no ano que vem.
O tão esperado jogo da Ubisoft, "WatchDogs", também está na lista de lançamentos não só para PS4 mas também para PS3 e Xbox360 e ele deve sair ainda este ano, por volta de julho ou junho, mas sem data definida.
Cena do game WatchDogs, da Ubisoft |
Outras empresas que ficaram "dormindo" por algum tempo finalmente voltaram a ativa, uma delas é a Blizzard, que anunciou o lançamento de Diablo III para PS4, prometendo que ele seria interligado com o mesmo título para PC.
OS NOVOS ENGINES
Além de jogos, as empresas também apresentaram novos engines gráficos, a fim de mostrar como era possível fazer estes games para a nova geração ficarem tão reais.
a Epic Games apresentou a nova versão do aclamado Unreal Engine, agora na sua quarta versão, que promete exibir gráficos estonteantes e novos modelos para adaptação de física de objetos e também de meio ambiente, criando um meio totalmente novo de apresentar a gravidade presente nos jogos e utilizando de fórmulas da física para calcular luz, sombra e peso.
A Square Enix também apresentou um engine que deverá ser usado no lançamento de um novo jogo da série Final Fantasy, mas não deixou claro que seria este o seu uso, segundo eles o novo engine, chamado de Next-Gen, deve vir recheado de mudanças, principalmente no que diz respeito a partículas, como cabelos, globos de luz e poeira, deixando o jogo muito mais real.
Com tudo isso, podemos esperar que a próxima geração de games não está para brincadeiras. Veremos jogos que serão quase reais e poderão ter tantos detalhes que não saberemos se o que estamos vendo é realmente um jogo ou uma foto.
Chegamos ao fim da nossa matéria sobre o novo console da Sony, e já temos informação de uma conferência para apresentar o projeto Durango da Microsoft no dia 26 de Abril, iremos esperar e daremos sempre as melhores e mais atualizadas noticias que pudermos sobre um assunto em comum: Games!
Esperamos que tenham gostado e que estejam tão ansiosos como nós estamos para poder por as mão neste novo console e jogar o que será a nova geração!
Até mais
Chegamos ao fim da nossa matéria sobre o novo console da Sony, e já temos informação de uma conferência para apresentar o projeto Durango da Microsoft no dia 26 de Abril, iremos esperar e daremos sempre as melhores e mais atualizadas noticias que pudermos sobre um assunto em comum: Games!
Esperamos que tenham gostado e que estejam tão ansiosos como nós estamos para poder por as mão neste novo console e jogar o que será a nova geração!
Até mais
"MMO's Place: seu ponto mmo"
0 comentários:
Postar um comentário
E então? O que achou?