Olá gamers!
Estamos aqui para mais uma análise, desta vez o jogo escolhido é o vencedor de melhor FPS do ano, e (mais uma vez) um jogo da nossa antiga amiga Ubi(soft), estamos falando da sensação que rendeu a desenvolvedora o título de Estúdio do ano, falamos de Far Cry 3!
A história deste jogo é bem simples e fácil de ser entendida a princípio, porém, a medida que você vai entendendo cada vez mais seu contexto, novas coisas vão surgindo e você começar a não entender mais nada, e é ai que a Ubisoft fez a grande inovação que iremos falar mais para frente na sessão de prós.
Personagem "Liza" sua namorada no game |
Após a perseguição você é resgatado por um homem chamado Dennis, que faz parte da tribo Amanaki, segundo ele você vai precisar de força para derrotar Vaas e os outros piratas, você precisará do Tatau, que é uma espécie de tatuagem mágica que te consegue poderes e habilidades especiais a medida que você vai "passando de level".
Este é o prólogo do game, logo no início uma pequena animação e um filme são exibidos, os quais mostram você e seus amigos se divertindo na praia e fazendo várias coisas radicais, em suma, o game ilustra uma grande história de sobrevivência, misturada com um pouco do bom e velho bang bang dos jogos de FPS, e após tudo isso você é liberado para explorar a ilha, coletando os recursos oferecidos por ela a fim de criar itens como mochilas e ervas de cura para melhorar seu desempenho ao longo do jogo.
Há muita coisa para falar nesta sessão. Por ser um dos jogos mais procurados do ano, Far Cry 3 ganhou a reputação de ser um dos games mais perfeitos já construídos por vários motivos, o primeiro deles diz respeito aos incríveis gráficos do jogo. O game parece ter sido criado usando a tecnologia CryEngine, da CryTek, assim como outros títulos que ganham a medalha de ouro para gráficos como Crysis.
Sombras, profundidade, som, luzes e tudo que compõe uma imagem foi perfeitamente alinhado neste game, criando realmente a sensação de calor de uma ilha tropical como Rook Island (A ilha do game), outros efeitos de escuridão realmente passam a ideia de medo, fazendo com que este seja uma dos mais perfeitos gráficos já vistos por qualquer pessoa.
Porém o que o game não tem em veículos ele possui em armas, temos cerca de 100 armas diferentes, das mais simples e comuns até as mais bizarras como arcos, RPG's, Lança-Chamas, Molotovs, C4, Minas e muitos outros itens com que você pode causar um belo estrago, inclusive soldas eléticas...
Outro detalhe importante que podemos atentar é ao "instinto de sobrevivência". O game consegue criar uma sensação de sobreviver que ainda só é superado pelo Red Dead Undead Nightmare, fazendo com que você possa obter materiais e plantas na própria ilha a fim de craftar itens que melhoram seu desempenho, como mochilas para munição que permitem que você carregue mais balas com você, temos também mochilas de loot que dão a você a possibilidade de carregar mais materiais obtidos não só da ilha, mas também dos piratas mortos. Sim, você pode pegar coisas de piratas que você abate durante o jogo, e estes itens na maioria das vezes são desnecessários, logo você pode vendê-los para conseguir dinheiro e comprar armas e outros itens. Você também pode usar as plantas presentes na flora do ambiente para criar seringas que podem ter diversos efeitos como: Cura, aumento de HP, aumento dos sentidos (aumento da visão para caçar animais, aumento da audição para a hora da batalha e etc), melhoria no movimento, respirar mais tempo abaixo da água, e outras que são desbloqueadas ao longo do jogo.
Um dos muitos landscapes do game |
A história do game também não deixa a desejar, ela é simples de entender no começo e começa a ficar mais complicadas a medida que você vai descobrindo outros fatos, em outras palavras, a Ubisoft fez com que a história fosse aos poucos passada ao player para que ele fosse entendendo o contexto, e então ela te bombardeia com diversas informações.
A jogabilidade no que diz repeito a movimento do personagem é também muito boa, com controles sensíveis e simples de controlar, alguns comandos tem de ser "descobertos" porém a maioria é de simples uso e responde muito bem.
Aqui estamos com a lista:
- Uma obra de arte;
- Sensação de sobrevivência muito real;
- Um game imersivo;
- Personagens com personalidades definidas;
- Boa jogabilidade do personagem;
- "Nossa é tãããão reaal";
- Muitas sidequests e missões secundárias para fazer;
- Possibilidade de criar itens com materiais da ilha;
- Uma história quase sem precedentes;
- O ambiente é vivo e real;
- Efeitos muito bem feitos;
- Muitos animais e plantas;
- Interação quase completa com o cenário;
- Boa dublagem.
Mesmo um deus tem defeitos... O game pode ser muito perfeito no que diz respeito a quase tudo, porém ainda sim ele leva alguns dos erros que assolam a maioria dos jogos, isso mesmo, os BUGS!
Em algumas ocasiões durante o single player você pode ver nitidamente que as balas simplesmente desaparecem em pleno ar, em casos mais raros durante o single você atravessa um objeto sólido, porém no multiplayer isso calha de ser um tanto que comum... Alguns personagens inimigos também chegam a bugar, ficando parados para sempre, felizmente isso facilita as coisas para você, uma vez que assim eles perdem a capacidade de te detectar e você não precisa se esconder para abatê-los, mas ainda sim é um erro.
Outro erro que é muito visível é o que é chamado de "blindagem", o que isso significa? Bom, a maioria dos personagens parece possuir uma blindagem a prova de balas, principalmente os animais, alguns deles chegam a fazer você descarregar 2 cartuchos antes que eles possam finalmente morrer, o mesmo acontece com alguns piratas, alguns utilizam um colete a prova de balas, mas mesmo atirando com snipers de calibre 50 ou mais você ainda os atinge e eles nem sequer caem no chão e saem correndo atras de você, isso quando as balas acertam os alvos, porque muitas vezes a precisão é muito baixa. A frase "Mas como assim não morreu?!" é muito falada durante o gameplay.
Um fato curioso que também entra em confronto com o que dissemos sobre gráficos é o fato da utilização de blur (ou borrar a imagem) para dar a sensação de profundidade, porém quando você está no mar, por exemplo, você pode perceber nitidamente que há uma forma geométrica para desenhar o lugar onde o blur vai aparecer, e muitas vezes esta forma acaba cobrindo outras partes do game e inclusive da sua própria arma, fazendo o borrão aparecer em níveis diferentes.
O efeito de Blur pode ser percebido nas montanhas ao fundo |
E temos a nossa lista:
- "Ops! Isso deveria ser sólido...";
- Animais e NPC's blindados;
- Má jogabilidade para direção de veículos;
- É necessário segurar o botão para realizar uma ação;
- O botão nem sempre responde quando é segurado;
- "Que burro, dá zero pra ele!", IA de inimigos é muito burra;
- O Jogo é uma viagem psicodélica;
Sim, o game possui alguns defeitos, porém ele é realmente uma obra de arte inovadora e merece o respeito de todos os outros jogos, tanto por ser um dos games mais bonitos do ano quanto por ser um jogo que inspira realidade, já que a história é bem real e se passa no nosso tempo e não em épocas passadas ou adiantadas. A equipe da Ubisoft realmente se empenhou para criar este jogo, e sem dúvida foi o melhor do ano.
E assim terminamos mais uma análise de um jogo que vai ficar na história dos videogames como um dos mais inovadores já feitos. Fiquem ligados para novas análises de novos jogos logo mais!
Estaremos ausentes no período do fim do ano, porém ainda sim continuaremos postando análises e muito conteúdo assim que voltarmos!
Não percam!
"MMO's Place: seu ponto mmo"
0 comentários:
Postar um comentário
E então? O que achou?