sábado, 26 de maio de 2012

[Review] DC Universe Online



 Eae tudo bem? Hoje trago um jogo online aqui pra galera, bem diferente e que não ta com essa fama toda, mas vamos la ;)

 Superman, Batman, Flash, Coringa, Lex Luthor...Quem nunca ouviu falar né? A famosa DC Comics a um tempo atras resolveu junto com a Sony lançar um MMO (massive multiplayer online) dos seus heróis, quando anunciado gerou um certo reboliço das mídias mas nada que realmente fosse "grande".
 Anunciado para Playstation 3 e PC, o jogo seria pago por mensalidade, e teria integração das plataformas (jogando no PC você poderia ver e conversar com quem jogasse no PS3).

No seu lançamento ouve um exagero de bugs, lentidão no servidor, a empresa decidiu abandonar a integração de plataforma, lançou atualizações...O jogo não estava fazendo o sucesso esperado, e a Sony decidiu deixar o jogo play4free, onde poderíamos jogar sem pagar mensalidade, com acesso ao jogo completo, excerto por algumas coisas...e é ai nessas "coisas" que o negocio pega.





 Quando joguei o jogo de primeira achei ele fantástico, até porque poder criar seu herói e embarcar no mundo de DC parecia uma coisa alucinante. O gameplay é rápido apesar de ser RPG o personagem tem bastante liberdade, mas não chega a ser um Action total como outros MMORPG actions que temos no mercado.


 Pra começar, vou falar de um ponto que eu considerei forte do jogo: a história. Realmente eles "inventaram" uma história fantástica para o game, com um intro em HD e tudo mais, uma coisa que faz sentido e deixa os fãs de HQ ou dos desenhos realmente intrigados. Envolve futuro, passado, presente, trocar de personalidade, velhos inimigos...não vou fazer um spoiler, quem tiver curiosidade peço que procure se informar sobre a história, mas é algo que realmente me surpreendeu.


 Uma outra coisa que quando comecei a jogar me surpreendeu era o mapa das cidades, como Gotham e Metropolis também uma coisa bem feita.


 Como nem tudo são flores, o jogo possui muitas limitações a free users, alem da venda de DLC's e a questão dos SC points, que são a moeda que compramos com dinheiro da vida real.
 O jogo é empolgante no começo, viciante, mas conforme vão aparecendo os defeitos eu percebi que não era tudo "aquilo", porém ainda sim diverte bastante e pra quem gosta do gênero então...


 Vou começar falando de um dos pontos em que mais gostei: a customização. Realmente quando vamos criar o nosso personagem, sendo ele um Herói ou Vilão (já falarei sobre isso) temos diversas formas de customiza-lós pela aparecia, seja com capa, sem capa, foguete nas costas, pele verde, azul, de onça, grande, pequeno, fraco, forte...São inúmeras possibilidades, pra deixar o personagem a gosto do fregues.


 Há tambem outras escolhas como o nosso mentor dentro do jogo, podemos escolher entre Superman, Batman ou Mulher Maravilha do lado dos Heróis e Lex Luthor, Coringa e Mulher Gato do lado dos vilões. Essa escolha afeta com que vamos ser melhores ou piores em certas coisas, e como vai acontecer nossa história no game, algumas mudanças de quest's e tudo mais.


 Falando no sistema de classes ainda temos um "super poder" para escolhermos para o nosso herói, baseado nesse poder teremos nossas habilidades, magias, skill's...chamem do que quiser, que são: Fogo (Fire), Gelo(Ice), Natureza (nature),  Bugigangas (Gadgets), Mental, Feitiçaria (Sorcery), Light (Luz)[DLC pago], Eletricity (Eletricidade)[DLC pago] e Terra (Earth)[DLC pago]. Além disso também temos a escolha de armas, que é uma lista bem grande, cada uma possui uma certa ventagem em atributos ou ataques, podemos escolher de armas de fogo até os próprios os punhos para esmagar o chão ou lançar raios de energia com as mãos. Uma ultima opção na parte de classes e habilidades temos mais 3: Flight (Voador), Acrobactics (Acrobata) e Super-Speed (Chamo de "poder do flash", mas Super Velocidade), isso define a nossa movimentação e rende mais algumas skill's, cada um de um modo de se movimentar em um mapa, independente da escolhe sempre tem como chegar em um determinado local com os três tipos de movimento.


 Agora falando de classe dentro do jogo temos 4, que variam de acordo com a escolha do elemento, cada elemento pode se tornar um tipo de classe durante o jogo. As classes são: Tanker (Aquele que leva porrada de um jeito bem literal mesmo), Healer (O que cura e mantem todo mundo vivo), Controller (Da buff's, efeitos especiais, retarda o inimigo) e DPS (simplesmente quem só vai descer a porrada). Sendo que o ultimo citado todos os elementos tem "direito" de se tornar, o resto varia.


 Agora falando do mapa do jogo, é extenso, grande e belo de ver, a cidade inteira é infestada de monstros excerto pelas bases ( Departamento de policia dos Heróis e Covil dos Vilões) e pela central de cada lado.


 Outra coisa que posso dar destaque é a intriga entre Heróis e Vilões, na história ambos se juntam contra um inimigo comum, mas ainda sim não trabalham juntos. As missões são inversas onde o Herói salva e o Vilão ferra com todos, segundo as instruções do mentor, e se um Herói cruza com um Vilão na cidade, pode haver pancadaria na certa! Como um PVP (Player vs Playes) pode começar do seu lado e você nem perceber.


 Falando em MMORPG temos a questão de equipamentos que vão customizando o personagem, a arvore de habilidades não é tão vasta mas tem uma diversificação curiosa, o mais legal é que mesmo trocando de roupa podemos escolher apenas a aparência de um equipamento antigo mantendo o atributo dos novos, assim não perdemos a identidade do nosso personagem.


O sistema de quet's é bem diversificado, gerando um "SinglePlayer" de horas ou até com os amigos, enfrentando grandes ícones dos quadrinhos de ambos os lados, as vezes recebendo ajuda de outros personagens aleatórios.


 Depois que alcançamos o level máximo, ainda tem diversas coisas para fazer, como ir em missões especiais contra a "facção" oposta (Heroi ou Vilão) ganhando pontos e trocando por armaduras mais fortes, bem parecido com o sistema do WoW (World of Warcraft), além do sistema de clã's e o clássico PVP.



Lista de Prós:
  • História bem adaptada
  • Grande leva de customização de personagens
  • Diversificação nas classes
  • Jogabilidade semi-Action*
  • O jogo continua interessante mesmo após level máximo
  • Gráficos bem feitos e mapa bem estruturado

 Tratando de contras, o jogo também tem os seus. Apesar do combate ser um semi-Action ainda sim é muito preso ao RPG, as vezes não se torna possível desviar dos ataques ou tomar alguma ação, pra um jogo de heróis um Action de verdade seria bem melhor. Mas também não é um sistema preso, então entra tanto como Contra e Pró esse fator.


 Temos outro problema por sermos brasileiros é que sempre teremos um lag a mais que a galera de fora, como os servidores são Americanos ou Europeus em um PVP as vezes levamos a pior por causa desse outro fator, porém no PVE em conjunto nem sentimos isso atrapalhar, é uma questão de segundos.


 Falando em PVP, o sistema pra mim deixou muito a desejar, não foi tão bem elaborado quanto o PVE do jogo, o sistema é mais preso, não é tao dinâmico e o fator "dedo" de RPG ainda prevalece muito aqui, como dito anteriormente tomamos ataques as vezes que não conseguimos sair, ou por um segundo de diferença você é devastado porque sofre dano e não contra-ataca.


 Mas o que me chateia mais é que apesar do jogo ter se tornado "free" os usuários que não desembolsarem nada só tem direito a criação de 2 personagens por conta, além de não ter o direito de criar um clã e se quiser os poderes mais novos tem que comprar por meio de DLC. Se esse usuário compra um DLC ele se torna um usuário Premium, podendo utilizar até 6 personagens, e pode carregar $500 a mais que o free que só pode carregar $1500 (na moeda do jogo mesmo), uma limitação bem chata também. Se passamos do valor estipulado ele é jogado pra uma especie de banco, que é liberada se assinarmos o user Legendary, na qual precisamos pagar por mês, temos o dinheiro que pudermos carregar, podemos criar clã, temos um limite bem mais extenso de personagens, porém não é uma coisa tão barata. Apesar de não haver uma limitação real dentro do jogo, temos coisas que incomodam e prejudicam um jogador que não pode pagar para jogar...uma mancada bem grande dos desenvolvedores, sistema de Cash (os SC points) tudo bem, a maioria dos jogos tem...mas isso...nada impede o jogar free de comprar Cash e aumentar um slot de personagem, ou comprar o DLC, mas mesmo assim é algo muito chato que tira muito do brilho do jogo.


 Outra coisa meio falha é o sistema de chat do jogo, não sei se foi porque foi desenvolvido para PS3 também, mas o chat é meio escondido, fica no canto da tela e não tem uma visualização boa, alem de ter limitações de mensagens para free também. 

Lista dos contras:
  • Jogabilidade Semi-Action*
  • PVP mal formulado
  • Jogo "free" com metade do seu conteúdo pago
  • Chat falho
  • Pesado no HD, chegando a pesar mais de 20GB.

Por questão de opinião, eu gostei do jogo, apesar de defeitos que ele possui, eu gostei tanto do jogo que comprei 2 DLC's e tenho um personagem do level máximo. Pra quem gosta do gênero é uma boa pedida, mas se pretende deixar o dinheiro guardadinho vai ter um pouco de limitação, mas nada que te atrapalhe de dar uma surra nós Cashers do jogo. É um bom jogo online pra quem está procurando algo diferenciado.
  • Gráficos: 8
  • Jogabilidade: 7
  • Som: 8
  • História: 9.5
  • Diversão: 7
  • Média:  7.9



O jogo pode possuir vários defeitos, e pode ser meio cansativo percorrer aquele enorme mapa algumas vezes, mas é um jogo interessante e que se juntar uma galera se torna altamente divertido de jogar, se está procurando algo novo vale a pena tentar a sorte e ver o que vai dar.
O jogo está disponível para PC e Playstation 3.

Notas Gerais:
  • Gráficos: 8
  • Jogabilidade: 7
  • Som: 8
  • História: 9.5
  • Diversão: 7
  • Média:  7.9

Bom galera é isso, espero que quem nunca ouviu falar do jogo tenha gostado, quem já ouviu concorda com a minha opinião? não? Livre para comentários, e se alguém quiser jogar junto só deixar o nick em baixo que adicionarei com maior prazer! Até a próxima ;)










"MMO's Place: seu ponto mmo"

0 comentários:

Postar um comentário

E então? O que achou?