segunda-feira, 8 de abril de 2013

[Review] Age Of Empires II HD Edition - O "novo" jogo


Olá gamers!

Bem vindos a mais um post quentinho do forno de games da MMo's Place, dessa vez escolhemos um jogo que mal saiu, mas que promete muitas novidades, esse "novo" jogo é, na verdade um antigo conhecido de qualquer gamer que se preze, estamos falando do clássico Age Of Empires II.


Um game épico e que fez muita história finalmente voltou em uma versão totalmente full HD e com alguns itens a mais! O clássico da Ensemble Studios e da Microsoft Game Studios veio com força total sendo remasterizado em um projeto liderado pela Hidden Path Intertainment. E temos que dizer que eles fizeram um bom trabalho na hora de trazer esse clássico de volta a vida.
O game se encontra em disposição na loja da Steam, porém ele só irá sair no dia 09/04/2013, mas como somos da MMO's conseguimos dar uma sneak peak no pré release dele, que já está a venda por R$31,50 exclusivamente na loja da Valve.



O game em geral não mudou muito, ele ainda mantém todo aquele estilo de sprites que possuía há 12 anos, porém a Hidden Path quis dar algumas inovadas e acabou adicionando alguns itens quase imperceptíveis como: Neve em objetos, fogo mais realista, efeitos de ambiência, pegadas e muito mais itens que, apesar de serem pequenos, contribuem muito para uma melhor experiencia no jogo.

Não há muita necessidade de falar sobre a história, visto que este é um jogo muito conhecido, mas para aqueles que não sabem do que este game se trata, nós vamos dar uma breve explicação.
O jogo se resume em montar um grande império, partindo da idade inicial até a idade imperial, os três jogos da série retratam cada um uma diferente época na história do mundo, sendo o 1º a idade da pedra até a idade do ferro e o período da antiguidade clássica, este game, o 2º da série, retrata a idade média e o período feudal e, por fim, o 3º game retrata a idade moderna e o período das grandes navegações.

O modo de jogo relembra muito o clássico da Blizzard, Starcraft(O original, não o remake), já que a jogabilidade é praticamente a mesma, o que muda é apenas o contexto espacial, que é trocado pela história humana aqui na Terra, alguns até falam que o AOE(Age Of Empires) foi o estopim para todos os jogos deste tipo.

Diferentemente do jogo antigo, neste remake do game a Hidden Path consertou o modo multiplayer, que antes era pelo DirectPlay. Para quem tentou já jogar alguma vez já sabe como era terrivel a dor de cabeça que este sistema dava, agora está tudo muito mais simples e você pode entrar em lobbys direto do steam, sem precisar entrar em nada específico, pois o Steam já fornece toda a arquitetura multiplayer.

Algumas mudanças de sprites para HD também foram feitas e, como já foi dito, alguns itens mínimos foram adicionados. Porém o que mais chama atenção é o fato de que agora o jogo está totalmente conectado com a comunidade Steam, e possui o famoso In-Game do Shift+Tab, juntamente com alguns conteúdos do Steam Workshop, que cria novos mods para o jogo a cada dia, e todos podem baixá-los para deixar seu jogo ainda mais emocionante.

Neste tópico não vamos falar muito do game em si, pois ele já fez muito sucesso e uma review dele seria desnecessária, mas vamos falar das modificações que a Hidden Path fez no jogo, e se estas modificações deixaram o game melhor ou pior.






Bom, como já falamos, não vamos criticar o game em si, mas sim as modificações que foram feitas neste remake, tendo isso em mente, vamos começar a falar dos sprites, que foram uma das muitas modificações que o estúdio fez no game para deixá-lo em HD realmente. 

Eles foram diminuídos e ficaram um pouco mais definidos, dando ao jogo uma melhor ambientação e uma melhor aparência na hora de jogar, porém alguns deles tiveram de ser alterados e alguns players não gostaram muito e preferiam os sprites originais, nós da MMO's Place não vimos nenhum problema com os sprites em HD, achamos até que o game ficou mais moderno e bonito com eles do que com os antigos sprites, porém gostos são gostos.

A modificação no modo multiplayer facilitou demais na hora de jogar online com amigos, já que o antigo sistema do directplay dava muitos problemas de conexão e não conseguia ser utilizado diretamente pelos players sem algum tipo de configuração prévia da LAN ou rede, que naquela época era discada, mas agora com a rede da steam isso não é mais impossível, e é perfeitamente fácil de começar a jogar online sempre que quiser.
Uma das alterações da Hidden Path foi deixar o game possível de ser jogado em mais de um monitor por vez, já que o antigo game só permitia a utilização de um monitor devido a sua resolução e a resolução dos itens gráficos na tela, já a versão em HD permite o uso de mais de 3 monitores contínuos.

Alguns itens foram adicionados ao game, como pegadas, neve sobre objetos, clima e até gelo na água! Isso melhorou um pouco a experiência do jogo, já que estes pequenos detalhes deixam todo jogo mais real e mais bonito.

Vamos a lista:
  • Sprites mais bonitos em HD;
  • Modo multiplayer facilitado;
  • Conexão total com a Steam;
  • Mods para serem baixados na Steam Workshop;
  • Multi-Monitores;
  • Itens de cenário e ambientação, melhor realidade;

Como qualquer game, este remake tem alguns defeitos, principalmente no que diz respeiro a interface de usuário, como foi uma versão traduzida para vários idiomas, muitas vezes as palavras não cabem nos quadrinhos e acabam sendo cortadas, mas isto é um erro de gráficos, o problema sério mesmo é quando você está jogando e parece que o jogo precisa "esquentar", ele demora um pouco para funcionar perfeitamente e as vezes até dá algumas travadas.

Os jogadores da comunidade reclamaram um pouco que o game muitas vezes morre, simplesmente fechando e não mostrando nenhuma mensagem, mas isso nunca chegou a acontecer com a gente durante nossos testes, outros dizem que o jogo fica totalmente com bugs e só o reinicio parece corrigi-los, mas novamente, isso não aconteceu conosco.

O modo multiplayer é realmente lastimável, apesar da facilidade que você tem em entrar e jogar, muitas vezes, na verdade 100% das vezes, o jogo fica com um lag que torna qualquer partida impossível de ser jogada. Os jogadores dizem que melhora com o tempo de jogo, mas não vimos nenhuma melhora no sistema durante as duas horas que passamos jogando o modo multiplayer, essa foi uma falha muito grande da Hidden Path.

Durante o jogo é notável a presença dos tão famosos bugs, alguns que vinham já do game original, porém alguns novos bugs, como navios andando sobre sprites de terra e pessoas andando em sprites de água, uma pequena inversão dos papéis.



Mas lembramos que este jogo ainda está na pré venda, ele pode sofrer atualizações com o tempo que poderão corrigir estes erros, até lá ficamos no aguardo.

E por fim não podemos deixar de falar que este AOE HD não contém todos os modos de jogo que o game original, os modos skirmish e king slayer que estavam presentes no game há 12 anos já não fazem mais parte desta sequencia por razões desconhecidas, os modos de jogo que permaneceram foram o single player clássico e os modos de campanha.

  • Problemas com a GUI;
  • Bugs durante o jogo;
  • Problemas na engine;
  • Multiplayer impossível;
  • Não possui todos os modos de jogo.



Sim pelo single player e os modos de campanha, mas se você está pensando em jogar online então é melhor esquecer, este jogo não vale o preço quando se diz respeito a games multiplayer.

Porém se você gosta muito da série e tem boas lembranças daqueles tempos de jogo desse grande game então realmente vale a pena!

Como dissemos no nosso post, estaremos mudando nosso sistema de médias e atribuindo pesos a cada um dos itens, note que neste game não temos quesito de história, porém temos o quesito multiplayer, isto vai aparecer na maioria dos games que tem o modo online, então vamos lá!

Notas:


  • Gráficos: 8
  • Jogabilidade:  7
  • Som: 10
  • História: N/A
  • Multiplayer: 3
  • Diversão: 8
  • Média: 7.5








  • "MMO's Place: seu ponto mmo"

    0 comentários:

    Postar um comentário

    E então? O que achou?