quarta-feira, 10 de abril de 2013

[Review] Simcity - Aquele de que todos falam!


Olá gamers!

Estamos mais uma vez aqui com mais um post exclusivo do MMo's Place! Desta vez vamos escolher um dos jogos mais esperados da ultima década, e que rendeu vários elogios e também críticas quando saiu, neste post vamos falar um pouco desse tal Simcity (2013?) e o porque muitos não gostaram, fiquem ligados!



Depois de mais de uma década de espera, a Maxis resolveu finalmente voltar a ativa e lançar um jogo para a continuação de Simcity e de toda a franquia. O Simcity, que agora não tem mais nenhum sufixo numérico, é a mais nova aposta da Maxis para o mercado de games com seus famosos Sim's.

Muitos chamam este jogo de Simcity 5, ou Simcity 2013, mas qual é o certo? Nenhum dos dois, a nomenclatura original é Simcity APENAS, porém aqui no blog nós vamos utilizar a nomenclatura Simcity 5, isto porque iremos comparar o jogo com seus antecessores e para isso precisamos de uma noção cronológica, mas não se enganem, o jogo é apenas Simcity.

Este jogo está disponível apenas na Origin pela bagatela de R$99,90 o mais barato! Tendo outras expansões por R$139,90.


O clássico game de construir cidades, Simcity, remonta desde os primórdios do Playstation 1 com Simcity 2000, porém havia já muitos outros jogos antes dele e a cada lançamento ele era aprimorado cada vez mais e sempre com uma novidade, neste não foi diferente.

Simcity 5 possui uma sequencia de melhorias que a Maxis fez utilizando-se do melhor em computação gráfica e desenvolvimento de games, o resultado surtiu efeito principalmente no que diz respeito a processamento do game, que foi facilitado e agora não necessita de muita CPU e nem de um computador super potente, mas o que chamou atenção não foi o game em si, mas seu lançamento:

Entendendo o problema




O lançamento de Simcity 5 foi um fracasso, muitos dos jogadores não conseguiam entrar nos servidores do jogo, que usa um sistema de DRM para manter todos os jogadores online enquanto jogam, semelhante a Diablo III, isso por si só já despertou a raiva dos consumidores, mas o fato de que os gamers não conseguiam jogar foi a gota d'agua, isso tornou o lançamento do game um grande fracasso, se não o maior fracasso da história, porém este problema já foi corrigido e o jogo está normal agora.

Mas o que aconteceu?




A EA quando foi liberar o lançamento do game e de seus servidores estimou que a quantia de players que iriam acessar o jogo na pré-venda seria bem menor do que a que realmente utilizou, isso gerou uma série de overloads nos servidores do jogo, mas o game não foi o único prejudicado da história, a própria loja da Origin também chegou a sofrer baques com a quantidade de pessoas que acessavam e tentavam comprar o game na pré-venda, chegando a cair várias vezes.

Quando o jogo realmente foi lançado e as pessoas começaram a comprar, os servidores de Simcity não deram conta de todos os acessos que o game teve, e por isso muitos jogadores não conseguiam jogar e nem sequer conectar ao game, gerando muito descontentamento.

Alguns especialistas dizem que o problema foi o fato da pré-venda em si, que se não houvesse tido uma pré-venda talvez houvesse mais tempo para preparar a infra-estrutura.

E o resultado?



Depois de todo este problema a EA finalmente instalou muitos outros servidores que acabaram por comportar todo o acesso do game, e para tentar compensar o game ela começou a dar de presente um jogo de graça para todos aqueles que haviam comprado Simcity, vários títulos como Battlefield 3 e Mass Effect estavam na lista dos que poderiam ser obtidos, mas a marca já foi deixada.

Agora vocês entendem o porque de todo o rebuliço neste game, mas tirando todo o fato dos problemas de conexão e lançamento, o jogo em si é uma ótima representação de como um game pode evoluir em relação ao seu antecessor, tendo diversas melhorias de jogabilidade, gráficos e, principalmente, simulação.






No geral o game teve muitos prós. A melhoria absurda de jogabilidade foi um dos pontos mais altos das modificações da Maxis neste jogo, agora não existem mais aqueles agentes chatos falando coisas sobre coisas, mas sim um menu totalmente organizado em categorias que permite ao player escolher melhor todo o seu conteúdo.
Agora também os métodos de zoneamento estão diferentes. Ao invés de criar blocos o player apenas zoneia as áreas ao redor das ruas e estradas criadas por ele, e se por acaso o valor do terreno subir e for necessária uma zona de maior densidade, ao invés de ter que demolir tudo e reconstruir, como era feito no Simcity 4, no Simcity 5 você só precisa aumentar o "nível" da sua estrada, pagando a diferença de preços entre uma e outra, isto torna muito mais fácil a sobrevivência no jogo.

Gráficos no máximo!
O jogo também ficou ligeiramente mais fácil e mais simples, principalmente no que diz respeitos aos Simoleons(moeda do jogo). agora o próprio game já calcula sua entrada e saída de dinheiro e avisa se você deve ou não aumentar impostos e tudo mais.

De todas as mudanças do jogo, a que mais chamou atenção foram as interligações entre cidades, agora você pode construir uma cidade e mandar, energia, água  lixo, esgoto e tudo mais para uma outra cidade vizinha e tudo isso através do novo sistema de regiões, já que agora não vivemos em um mundo aberto mas sim e regiões com algumas cidades onde cada uma delas pode comercializar e exportar produtos umas com as outras. Além de serviços básicos como água e luz, é possível mandar carros de polícia, bombeiros caminhões de lixo e até ambulâncias para as outras cidades, então você pode ter a liberdade de criar uma cidade residencial e outra cidade comercial, enviando recursos de uma para a outra para que haja um melhor desenvolvimento entre elas, é possível também enviar dinheiro de uma para a outra quando necessário.

Porém não só recursos são enviados, mas as próprias pessoas (ou Sims), estes vão viajar entre as cidades para comprar, estudar ou trabalhar, isso torna possível uma rede de cidades onde cada uma provê um certo tipo de item, sendo estes dinheiro, trabalhadores ou até estudantes e compradores que viajam de uma cidade para a outra.
O jogo também não exige muito das placas de vídeo e nem mesmo do computador, se configurando automaticamente para a melhor configuração possível no seu computador, mas é claro que se você for rodar o game em uma resolução menor ela também fica menos detalhada.

A profundidade de simulação é outra coisa impressionante, você pode obter dados sobre tudo e qualquer coisa no game, desde pessoas até bens vendidos e comprador, pode até acompanhar pessoas individuais em seus trabalhos e não encontrar nenhuma redundância do tipo: pessoas com o mesmo nome, desempenhando a mesma função na mesma empresa, isso é tudo perfeito. E o melhor é que todas estas contas são realizadas no servidor, o que deixa o jogo quase sem nenhum tipo de lag, mas que necessita sempre de uma conexão de internet para ser jogado

Uma foto tirada Ingame com o novo sistema de câmeras
As melhorias no sistema de câmeras também tornaram o jogo bem melhor, ao invés de uma câmera fixa, agora temos 360º de visão em qualquer direção, sem falar do zoom de quase 200%.

Você também pode abrir uma região ao mundo e deixar que outras pessoas venham jogar na sua ilha e se juntar a outras cidades, criando um modo multiplayer.

  • Melhoria de jogabilidade;
  • O jogo é muito mais simples;
  • Redes de cidades, interligações de recursos;
  • Profundidade de simulação;
  • Gráficos auto ajustáveis;
  • Não exige muito do PC;
  • Cálculos automáticos;
  • Sem lag;
  • Diversificação de opções;
  • Modo multiplayer;
  • Melhoria no sistema de câmeras;

Assim como muitos prós ele também tem muitos contras, o principal deles é o fato do game ser online. Isto deixou 90% dos players muito descontentes, pois você precisa estar 100% do tempo online para poder jogar, o motivo parece ser o fato de que 90% dos cálculos do game são executados fora do computador, no servidor da EA, mas poucos acreditaram nesta afirmação. Alguns acreditam que é só mais um modo de prevenir a pirataria do game, o que, por incrível que pareça, está funcionando, já que não se encontra nenhum tipo de sistema pirateado online.

O fato das regiões e cidades serem interligadas fez com que o tamanho máximo de cada cidade diminuísse drasticamente, isso significa que o espaço que você tem para construir uma cidade ficou muito menor, segundo a EA, o espaço da maior cidade de Simcity 5 equivale ao espaço da menor cidade de Simcity 4, sendo isso um quadrado de 2x2Km, que limita muito suas possibilidades no jogo.

E, como qualquer jogo que se preze, este também não escapa dos bugs. Muitos deles ocorrem geralmente quando você está tentando construir algo ou está mudando de modo de visão muito rápido. Essas ações acabam bugando todo o jogo e só reiniciando parece ser a solução.
O delay entre alguns cálculos parece preocupar alguns players também, isto não aconteceu conosco durante os testes, porém, segundo uma comunidade gamer, algumas vezes o jogo tem um atraso entre a requisição e a exibição dos cálculos no jogo, isso atrapalha o andamento das finanças e as vezes até muda alguns valores.

O último problema é o quesito dinheiro. O jogo é extremamente caro e é exclusivo da Origin, ou seja, não há como comprá-lo pela Steam ou qualquer outro tipo de serviço ao não ser os da EA.

  • Estar sempre online;
  • Bugs;
  • O jogo é muito caro;
  • Cidades muito pequenas;
  • Atraso nos cálculos do game;

Sim, apesar do preço, ele vale cada centavo agora que todos os problemas de lançamento foram corrigidos e é possível jogar sem nenhum problema, as vezes você vai se deparar com algum tipo de bug ou coisas estranhas, mas nada que destrua o mérito desse grande jogo.

Notas:


  • Gráficos: 9.8 (Quando rodado no máximo)
  • Jogabilidade:  9.5
  • Som: 7
  • História: N/A
  • Multiplayer: 8
  • Diversão: 9.8
  • Média: 9.3













  • "MMO's Place: seu ponto mmo"

    0 comentários:

    Postar um comentário

    E então? O que achou?