segunda-feira, 15 de abril de 2013

[Review] Don't Starve - Sobreviva até o fim!

Olá pessoal!

Mais uma vez estamos aqui para uma análise de um jogo fresquinho direto do nosso forno de games!

O nosso escolhido de hoje foi o game Don't Starve, uma dos projetos mais promissores do Steam, no momento o game se encontra em open beta, tendo uma data de lançamento prevista para 23/04, mas como nós sempre damos um jeito de conseguir as noticias mais frescas, nós conseguimos o jogo para teste e vamos dizer tudo que achamos de bom e ruim nele.

Mas, sem mais delongas, vamos saber mais sobre o que este game tem a oferecer para nós!



Don't Starve (do inglês: "Não morra de fome"), é um jogo com uma proposta interessante. Você já pensou acordar no meio de uma floresta e ter que sobreviver com as coisas que encontra nela? Bom, esta é a proposta dos desenvolvedores, porém o que é mais legal é que você deve se preocupar com sua fome, sua consciência e ainda por cima há uma barra de vida, tudo isso para deixar o game ainda mais real, e seu único objetivo é: Sobreviver!

No momento, o jogo está saindo por R$19,99, porém isso é com 20% de desconto por conta de ser uma pré venda, o preço original é R$24,99 e está disponível apenas no Steam.


O game tem como o objetivo, na verdade, o próprio nome "Don't starve", ou seja, o seu principal objetivo no jogo é não morrer de fome, porém conforme você vai jogando é perceptível que a ultima coisa com a qual você deve se preocupar é a fome. Além de ter se estomago na mira, seu cérebro(ou sua sanidade) também é outro ponto que você deve se importar, pois a medida que o jogador joga o game e os dias vão passando, sua sanidade diminui e você pode até ficar um pouco, digamos, lélé.

Wilsoooooon!!!!!!!!!!!!!!!
Outro fato bem interessante e que deixa o game muito mais real, é que você também pode crescer uma longa barba, isso se você sobreviver com sucesso por alguns dias na floresta, mas na verdade tudo é importante.

Além de ter o objetivo de não morrer, você também pode construir uma espécie de acampamento e começar a viver na floresta também, a medida que os dias passam e você vai encontrando mais coisas no mundo, você também libera espaço para a construção de uma máquina de invenções, que você pode usar para conseguir novas armas e novos equipamentos, chegando a um ponto em que você poderá construir uma espécie de local fixo para viver e plantar sua comida.
Os gráficos do jogo são bem leves e bonitos, são feitos para ilustrações e para passar um ar um pouco mais sombrio ao game, com uma mistura de família Adams e um pouco de Frankenstein, no geral o jogo é muito bonito de se ver!





No geral o game tem muitos prós, e um deles é o fato de que, até por ser uma versão beta, não ha bugs! Isso mesmo, não há nenhum bug que pudermos observar durante nossa jogatina de teste aqui na MMO's Place, isso é definitivamente um ponto positivo para este game.

O outro ponto positivo do jogo é o fato de que ele é muito real, tem várias variáveis que interferem no seu modo de jogar e inclusive há diversas maneiras de se jogar, assim como outros jogos no estilo SandBox como Minecraft você pode fazer N coisas que mudam suas possibilidades de viver ou morrer no game, você pode ficar louco, morrer de fome, ser atacado por: aranhas, galinhas, aves, ratos, minhocas, morsas e todo o tipo de criatura repugnante que você puder imaginar!

Você também pode se relacionar com outros monstros, como os pigmens que são homens porcos, são muito sociáveis e costumam ter vilas e pequenas cidades, onde você pode torná-los seus aliados, inclusive há possibilidade de você cavalgar um búfalo gigante e por medo nos seus inimigos.

Ao ataque!
O game também tem um visual bonito e muito característico, e o melhor de tudo é que é um visual simples e não é pesado para rodar em praticamente nenhuma placa de vídeo, ou seja, ele roda em qualquer lugar.

O open beta do game também não deixa a desejar, ele é rápido e sem delongas, e ainda você é avisado de quando vão sair as próximas atualizações do game logo na tela inicial, isso deixa todos os jogadores muito mais informados na hora de poder saber em que versão estão jogando.

A jogabilidade do game também é super simples, não compreende muitos controle e também não é nada de difícil, o mouse praticamente realiza todas as ações do jogo.
  • Sem BUGS! Um milagre aconteceu;
  • Jogatina muito real;
  • Visual bonito e característico;
  • Open Beta muto bom;
  • Interatividade total com o cenário;
  • Fácil jogabilidade;
  • Leve para rodar

Infelizmente nenhum jogo é perfeito... Por mais que este jogo seja legal e tudo mais, nós ainda conseguimos notar diversos contras para ele.

O primeiro foi o fato de que o jogo não possui nenhum tutorial inicial, ou seja, você está totalmente a deriva no meio do mar, você deve aprender na raça ou em algum canal do youtube, pois não há nenhum vídeo de introdução a não ser as dicas na loadscreen para de dar alguma direção de onde ir. Principalmente no que diz respeito a recursos naturais, já que, por possuir várias receitas de equipamentos novos que você pode fazer e craftar com o material do cenário, você fica meio perdido naquele "o que faz o que?" e a unica solução é sair pegando tudo que encontra pela frente.

O posicionamento da câmera para com o personagem também não é dos melhores, é boa, mas as vezes deixa a desejar quando passa por cima de alguns detalhes importantes, como cobrir alguns objetos ou deixando outros de fora da cena. Felizmente isso é possível arrumar ao rotacionar a câmera com as teclas Q, E ou as setas direcionais laterais, também é possível tirar o zoom.
A criação aleatória de um mundo novo também é meio precária, já que as vezes pode ser que você apareça em um mundo onde haja muitos recursos naturais e as vezes apareça em mundos que são quase impossíveis de jogar.

A janela de opções também não te dá muitas alternativas para mudar, apenas coisas relacionadas a gráficos, não mostra mapa de teclas e nenhum outro tipo de informação.

O game, pelo menos até o momento, não suporta modo multiplayer, não que seja um contra, porém seria muito melhor se você pudesse jogar um cooperativo com algum amigo através da internet.

Você também não tem muitas informações da história prévia do personagem ou o por quê ele veio parar onde ele está, não há vídeo de introdução e não há história definida, isso te deixa um pouco perdido no game.
  • Sem nenhum tutorial inicial;
  • Tela de opções não da muitas "opções";
  • Posicionamento da câmera deixa a desejar;
  • World generation não é muito legal;
  • Histoória vaga;
  • Não suporta multiplayer.


Sim, o jogo é um excelente game e deixa todos de queixo caído, ainda mais por sabermos que ele se encontra em fase de teste! Ele é um game viciante e vale cada centavo!

  • Gráficos: 9.5
  • Jogabilidade:  9.2
  • Som: 10
  • História: 7
  • Multiplayer: Não disponível
  • Diversão: 10
  • Média: 9.4








  • "MMO's Place: seu ponto mmo"

    0 comentários:

    Postar um comentário

    E então? O que achou?