sábado, 19 de maio de 2012

[Review] Skyrim análise completa!



Olá gamers!

Estamos aqui mais uma vez no nosso humilde blog para postar nossa primeira analise OFICIAL! e o jogo escolhido foi o antigo, mas ainda muito moderno, The Elder Scrolls V: Skyrim.




A produtora do jogo, a famosa Bethesda Softworks, ficou famosa por desenvolver diversos outros best sellers como Brink, a série Fallout , Hunted, Rage, Dishonored, entre outros jogos muito famosos.

Dentre todos esses grandes lançamentos a série The Elder Scrolls(ou TES) ganhou um lugar especial nas prateleiras de todo fã de RPG. Desde os primórdios da série onde cada jogo representava uma das grandes regiões de Tamriel, o continente, na maioria das vezes. A série é composta em ordem numérica por:

  • T.E.S. I: Arena, lançado em 1994; (PC)
  • T.E.S. II: Daggerfall, de 1996; (PC)
  • T.E.S. III: Morrowind, feito em 2002 (PC, Ps2 e Xbox);
  • T.E.S. IV: Oblivion, de 2006 (PC, Xbox 360, Ps3);
  • T.E.S. V: Skyrim, lançado agora em 2011.
Não há muito o que se falar sobre a história do jogo, até porque se trata de um RPG (e um dos extensos) onde há diversas possibilidades, porem o que podemos dizer sem fazer nenhum spoiler do jogo é que você se encontra no meio da vasta região de Skyrim, que sofre com uma guerra civil entre os rebeldes Stormcloaks e as legiões imperiais. No meio desta guerra uma lenda ressurge, os dragões, que até pouco pensavam estarem extintos. Uma antiga lenda toma a boca do povo e de todos os habitantes de Skyrim que diz que um homem que possui uma alma de dragão irá nascer e este será capaz de derrotar o que é chamado de dragão mestre, o devorador de mundos, o dragão Alduin. Este homem é conhecido como Dragonborn, e ele é você!











Skyrim ganhou o respeito e o coração de muitos gamers por ser um verdadeiro RPG, e como é!

Quando entrei na loja de games no dia que comprei Skyrim o meu objetivo era comprar o até então novo Assassin's Creed Revelations, já que sou um grande fã da série de Ezio. Porém, o vendedor não tinha mais da mídia no estoque e, como não ia sair de mãos vazias de lá, perguntei a ele quais eram os bons títulos que estavam novos, e um deles era Skyrim. A princípio não gostei porque não sou fã dos jogos com temas medievais, mas a partir do momento que comecei a jogar percebi que este era um jogo diferente de qualquer um que ja havia jogado, ele era cativante.



O game teve um equilíbrio entre os diversos aspectos básicos de um RPG clássico que são: dificuldade, imersão, gráficos, jogabilidade, escolhas e história. A Bethesda realmente conseguiu equilibrar todos estes aspectos na criação de um jogo que realmente superou as expectativas do assíduos jogadores dos outros títulos da série como Oblivion, que foi dado como um ótimo jogo apesar de seus gráficos infantis e seus menus complicados.

A interação jogador X jogo foi algo que realmente me surpreendeu quando comprei o game, é algo fora do comum, temos menus para quase todas as coisas e, para aquelas que não temos, possuímos explicações detalhadas sobre o que devemos fazer, ou seja, o jogo é muito bem explicado e muito bem localizado, não deixando o jogador perdido muitas vezes como acontece em outros RPG's.



Outro fator que pesa muito em um RPG, acima de quase todos aqueles que coloquei anteriormente, é a história. Nesse aspecto Skyrim é realmente um jogo muito bom, possui uma história consistente, sem falhas ou contrapontos, uma história que começa nas cutscenes do game e também nas longas animações e continua durante o jogo todo dentro dos fantásticos livros que você pode encontrar pela sua jornada, essa inovação possibilitou aos desenvolvedores que eles criassem diversas histórias paralelas dentro de uma história comum sem perder o foco dela ou então gerar exceções.

No geral, o game cumpre o que promete e vai alem das expectativas para quase todo jogador.




Dentre todas as qualidades do jogo, as mais notadas por todos os jogadores são os gráficos, o som e a jogabilidade de Skyrim que foram alem das planilhas. Pode ter sido estranho para os jogadores de Xbox 360 encontrar um jogo na qual o comando de pulo era o "Y" ao invés do tradicional "A", porem isso não impediu que os desenvolvedores criassem um mapa de controle tão bom quanto o jogo que produziram, não é confuso e não é difícil, é na medida certa para os jogadores poderem jogar horas seguidas sem ter dor nos dedos ou no punho.



Não podemos deixar de falar também do RPG não é!? O modo de escolhes, a relação de causa e consequência cria no jogo um ambiente real e sólido onde o jogador percebe nitidamente que suas ações influenciam no ritmo e no âmbito das decisões de outros NPC's e também de outros personagens, podendo interferir ou não com as missões que estão sendo desenvolvidas.

O som de Skyrim, a musica ambiente também é um dos fatores que mais influenciam no jogo, costumo dizer que som não é um quesito importante, mas ele que da aquela imersão no jogo, e se o som não te faz sentir dentro da vida do Dragonborn em Skyrim, então amigo, você precisa visitar um médico ou usar cotonetes.



As inovações que a Bethesda trouxe do Oblivion e de outros títulos para Skyrim, que incluem os livros encontrados durante o game, a qual é uma novidade muito boa, pois permite que você conheça um pouco mais da história do jogo, um tipo de Spin off ou então Filler do jogo, mas ao invés de serem histórias estranhas e pouco coesas são história complexas e bem estruturadas.

O modo de jogo de mapa aberto já era usado em outros games, porem não deste modo, um mapa assim tão grande jamais tinha sido visto em nenhum jogo antes de Skyrim, animais que interagem com o personagem, um ambiente realmente vivo e um cenário celeste que realmente imita os ciclos lunares, solares e estelares fazem com que o ambiente de jogo seja quase impecável. A possibilidade da "visão alem do alcance" é algo que deixou muitos jogadores fascinados, você poder ver alem do que o jogo te mostra é muito interessante para qualquer jogador.

Uma lista de todos os prós:

  • Mapa grande, aberto, vivo e dinâmico;
  • Possibilidade de Inner Stories, ou as histórias dentro de histórias;
  • Um modelo de RPG com causa e consequência definida;
  • Som imersivo;
  • Mapa de controle bem elaborado e também bem localizado;
  • Tem dificuldade relativa e flexível de acordo com as habilidades de cada jogador.
  • É um jogo longo, que possibilita diversas e diversas horas de diversão.





É um pouco complicado encontrar aspectos negativos neste jogo, porem apesar de toda a pompa que ele possui é sim possível encontrar bugs ou erros de jogo, afinal nada é perfeito.

Uma das coisas que eu fiquei frustrado no começo do jogo é que ele é muito chato se você não possui um grande poder, ou seja, se você não tem nível você não pode fazer muita coisa nem comprar muita coisa e isso te limita a ficar nas dungeons fáceis ou então a fazer missões bobas mesmo tendo um nível relativamente alto, porque você precisa juntar uma boa grana para comprar um equipamento e isso nos leva a outro aspecto.



Este outro aspecto seria a relação monetária no Skyrim, os equipamentos são muito caros, o dinheiro não é fácil, sei que isso é uma característica de todo RPG, porem o que matou realmente o mercado foi essa "inflação" que não possibilita nenhum iniciante a comprar nem vender nada, pois os comerciantes não pagam bem pela maioria dos itens.

Em relação a gráficos podemos dizer que eles criaram o palco perfeito para um homem de barro, ou seja, o ambiente tem um gráfico muito bom para um gráfico de personagem que não é assim tão legal, ou alguns itens que são muito esquisitos também.


Ops! BUGS



O jogo possui uns bugs que são no minimo estranhos, personagens que dançam quando mortos, itens que voam e desaparecem, pedras transponíveis, e o pior é que alguns desses itens são de fácil exploit.

Temos grandes exemplos no youtube de Glitchs no Skyrim, ou então alguns modos de burlar as regras naturais do jogo, e nesse aspecto Skyrim tem de monte. O que é mais fácil de se ver são os bugs de corpos mortos ou então quando pegamos alguns itens do chão e de repente eles desaparecem, outros são só erros de programação que mostram algumas pequenas falhas quase imperceptíveis mas que estão la.




Um outro item que não me apeteceu muito foi a falta de informação necessária em ALGUMAS missões, como eu disse, algumas apenas, na maioria delas as descrições e também as indicações são bem precisas e também ajudam bastante, porem existem algumas missões no jogo que são bastante vagas sobre quase tudo o que se deve fazer.

Uma lista de contras do game:

  • Necessário um certo nível de jogo para poder ter uma experiencia mais divertida;
  • Inflação monetária do mercado do jogo é muito grande;
  • Gráficos de personagens falhos;
  • Bugs em quase todo o cenário;
  • Algumas poucas missões não possuem nenhuma explicação.




Skyrim a princípio parece ser um jogo ruim, mal formado e mal produzido, porem ao longo do jogo você percebe que a história dele é fantástica, apesar de todos os bugs que encontramos e de todos os imprevistos ele ainda nos consegue ganhar por respeito e por dedicação, porque o que a Bethesda trabalhou para produzir esse jogo é nitidamente visto e usufruído por todos os jogadores, se você gosta de RPG, este é O jogo.
  • Gráficos: 9.0
  • Jogabilidade: 9.8
  • Som: 9.5
  • História: 9.8
  • Diversão: 10
  • Média: 9,6


O jogo é ótimo e se você ainda não tem, meu caro amigo gamer.... ATUALIZE-SE URGENTEMENTE!Skyrim cumpre todos os requisitos de um bom RPG e apesar de alguns tropeços aqui e ali, ele fez jus ao premio de jogo do ano em 2011.  

  • Gráficos: 9.0
  • Jogabilidade: 9.8
  • Som: 10
  • História: 9.9
  • Diversão: 10
  • Média: 9,8



Apesar de muitos bugs e uma jogabilidade complicada pra quem não entende de RPG's, Skyrim consegue ganhar sua atenção e seu espaço junto com os demais e em pouco tempo você ja estará gritando "Fus Ro Dah" por ai.
Se você gosta de jogos de RPG e de jogos medievais este é um jogo que não pode faltar nas suas prateleiras, um jogo que nos ganha pela sua bela história acendendo o guerreiro dentro de cada um.
  • Gráficos: 9.0
  • Jogabilidade: 10
  • Som: 8.0
  • História: 10
  • Diversão: 10
  • Média: 9,4
PS: Meu Khajiit na foto :)


Sim, vale bastante a pena, o jogo cumpre tudo o que promete e, apesar de todos os contras que encontramos pelo caminho ele ainda é o melhor jogo de RPG no estilo medieval que você vai encontrar nas lojas por ai:

NOTAS GERAIS:
  • Gráficos: 9.0
  • Jogabilidade: 9.8
  • Som: 9.1
  • História: 9.9
  • Diversão: 10
  • Média: 9,6




Bom Galera, espero que vocês tenham gostado da nossa primeira analise completa, não é um jogo atual, porém novos games virão e novas analises ainda mais eletrizantes aparecerão!

Fiquem na espera!

Até mais!











"MMO's Place: seu ponto mmo"

0 comentários:

Postar um comentário

E então? O que achou?