domingo, 23 de setembro de 2012

[Review] Borderlands 2


Eae gamers!

Estamos aqui para mais uma análise de um jogo fresquinho! Borderlands 2, a tão esperada continuação do jogo de mesmo nome. Novos inimigos, melhorias incríveis e muito mais você confere aqui abaixo!

Mas não vamos perder mais tempo, vamos começar!


Para começar a nossa análise sobre este incrível jogo da 2K Games e da Gearbox Software precisamos antes recapitular alguns pontos do primeiro game que, para os antigos jogadores como eu, foi um grande salto para a comunidade gamer.

Quem ja jogou o primeiro jogo da série deve se sentir familiar com o cenário, já que o game ainda se passa no planeta Pandora, uma distopia de bandidos e foras da lei, um planeta totalmente controlado e explorado pelos fabricantes de armas que buscavam lá uma oportunidade para fazer suas corporações crescerem.


A história em si não mudou muito, neste game, que se passa alguns anos a frente do primeiro, o planeta Pandora está sendo "civilizado" pela fabricante de armas Hyperion Corporation, sob comando de Handsome Jack (ou em livre tradução, "Jack Bonitão"), um cara que de bonito não tem absolutamente nada.

Mas o fato em questão é que após você finalizar o primeiro game (não vou dar spoiler) e abrir a Vault original, você acha que não achou nada de útil porem na verdade a abertura da Vault desencadeou o crescimento de Eridium, um mineral extremamente raro e caro vindo diretamente do planeta. Este crescimento chamou a atenção de muitas industrias bélicas, Maliwan, Jakobs, Anshin, Dahl, Torgue e inclusive a nossa vilã da vez, a Hyperion Corp.


Durante suas escavações para encontrar o precioso minério, a Hyperion achou evidencias de uma Vault ainda maior, e está buscando encontrá-la, porém essa descoberta não atraiu apenas corporações, porque a chamada de itens valiosos sendo descobertos e perigo constante agrada muitas pessoas, e eis que então começam a vir os Vault Hunters, caçadores de recompensas assim como você era no primeiro game, porém que não são mais financiados pelas grandes corporações armamentistas, mas trabalhando por conta própria com apenas um objetivo, encontrar a Vault que promete diversas coisas poderosas a seus descobridores.

E é neste contexto que você entra. Os quatro caçadores originais, Mordecai, Lilith, Roland e Brick deixaram sua marca no mundo como sendo os primeiros a dar a criação para este tipo de trabalho, e agora os Vault Hunters os idolatram como se fossem deuses.


Os novos participantes da jornada são: Maya, a Siren; Zero, o assassino; Salvador, o Gunzerker e Axton como o comando. Ao passar do video inicial você poderá escolher qualquer um deles e iniciar sua jornada como um legítimo Vault Hunter.





A 2K realmente fez um bom trabalho melhorando diversos aspectos do primeiro game, como gráficos e jogabilidade, mas ainda sim mantendo o estilo original do game, com uma história empolgante e uma infinidade de missões para completar, tornando o jogo quase impossível de ser massante.

Dentre as grandes alterações do game a que mais me chamou a atenção foi a criação do Safe, que é uma espécie de banco, algo que há muito faltava no primeiro game, acertaram em cheio nesta. A outra coisa é a criação do Stash, um safe que é compartilhado entre todos os seus personagens, ou seja, você pode trocar itens entre eles.


A UI de jogador também sofreu diversas mudanças, ficou muito mais sofisticada e bonita, mas ficou menos funcional do que a UI antiga, mas isto eu vou explicar logo mais na sessão de contras... Uma outra adição, ou modificação, no game foi no sistema de challenges, para quem não lembra são aquelas tarefas que você tinha que completar como "Matar 300 inimigos", "Dar 50 Headshots" e etc. Porém, diferentemente do primeiro game onde você não ganhava absolutamente nada alem de um "Parabéns" por completá-las, no segundo jogo você ganha Baddass Tokens, que são como moedas que podem ser trocadas por upgrades em seu personagem, como aumento da taxa de acertos, aumento do zoom e até do dano da arma.

UI da árvore de Skills dos personagens, em detalhe Salvador, o Gunserker.

Uma coisa perfeitamente visível é também a drástica alteração nos gráficos e na jogabilidade do game, que melhoraram 1000%. Os Self-Shaded graphics que a 2K usa para a franquia desde o primeiro jogo dão a ele um ar meio "comic book" e ao mesmo tempo deixam a aparência bela e suave aos olhos, mas no segundo eles realmente levaram a beleza a outro nível, a ambientação e os gráficos de personagens estão muito mais eficientes e mais bonitos do que o primeiro game, muito mais coloridos e menos quentes do que a paisagem desértica de Borderlands (o primeiro).

A jogabilidade ficou muito mais real, agora sendo visíveis as mãos do personagem ao se movimentar e também o Bobbing, que é o movimento esquerda direita que o personagem faz quando anda, foi adicionado ao game, deixando tudo muito mais realista e bonito. Um ponto positivo.


No geral, o game só tem melhoras e poucos defeitos, a eficiência de carregamento do jogo também ficou melhor, sendo assim o jogo funciona muito mais rápido e sem travar, os gráficos ficaram mais leves e ao mesmo tempo mais detalhados, um milagre que, para designers como eu, é algo quase impossível de conseguir sem aumentar o peso, outro ponto positivo.


Como vocês puderam ver, o jogo tem muitos prós, vamos passar por todos eles e contar o que o jogo tem de melhor!

Primeiro, não podemos deixar de falar do sistema de jogabilidade, que sofreu uma melhora muito grande. As armas tem melhor pontaria, sistema de mira e tiros agora são mais precisos, ao atirar agora é mostrado o rastro da bala ao invés de apenas o tiro, o que ajuda você a identificar aonde você acertou ou errou, sem falar também na infinidade de armas que o jogo oferece, uma quantidade 100x maior do que a do primeiro game. Os produtores dizem que este jogo possui cerca de 10.000 armas diferentes, isso sem contar com os mods, shields, grenades e os SDU's.


A melhora no sistema de objetivos deixou o game mais suave aos olhos também. Agora o minimap aparece no topo direito da tela, juntamente com todos os objetivos e pontos de interesse, ou seja, nada mais da bussola na parte de baixo, o que foi um desastre para algumas pessoas.

Claro que não poderíamos de deixar de falar dos gráficos não é mesmo? Estes gráficos que revolucionaram o mundo dos games com sua simplicidade e ao mesmo tempo sua beleza agora estão melhores. Detalhamento nas bordas de todos os itens fazem com que eles fiquem mais definidos, ainda mais em HDMI, e melhorias de cores que utilizam tons mais dinâmicos deixaram a visualização das armas no plano geral muito melhor.


O sistema de loot também sofreu drásticas mudanças para melhor, para começar vamos falar que agora o personagem faz loot automático de Insta-Vials, ou a famosa vida, Munição e dinheiro. Isto significa que se você matar um monstro que drope um destes itens você irá automaticamente coletá-los caso esteja necessitando deles, torna muito mais fácil a jogabilidade, ainda mais quando você está morrendo e não quer abrir o inventário para pegar aquela vida.

O sistema de Challenges como mencionado anteriormente também sofreu algumas mudanças, porem a principal delas é o Baddass Rank, que é um sistema de níveis onde você pode obter Tokens para trocar por diversas melhorias de personagem.

O raro elemento eridium que desencadeou toda a história do game.
Os personagens estão muito melhorados também, parecem que agora tem uma personalidade mais forte do que a do primeiro jogo, mais engraçados, com idéias e também sugestões para você. Realmente parece que você está conversando com uma pessoa de verdade.

E também há algo que podemos chamar de melhoria. Não há mais Skags em todo lugar, aqueles bichos chatos finalmente deram um tempo.

A adição do mercado negro e do Eridium como forma de pagamento também foi uma das grandes adições ao jogo, agora você pode comprar os SDU's de backpacks, armamento e muito mais sem precisar completar missões para isto, simplesmente precisa encontrar eridium e comprar do nosso antigo amigo Crazy Earl.

Black market de Crazy Earl
Agora também você pode marcar os seus itens como lixo ou favorito, o que facilita muito na hora de vendê-los em algum lugar.

No geral as grandes alterações que podem ser levadas como prós são estas, porém você só irá ver o game em seu total desenvolvimento jogando.

Vamos a lista:
  • Melhorias nos gráficos;
  • Melhoria na jogabilidade;
  • Troca da bussola pelo minimap;
  • Adição do mercado negro;
  • Sistema de loot automático;
  • Muitas, Muitas, Muitas armas;
  • Melhor sistema de tiros e precisão;
  • Game é muito mais rápido e não trava;
  • Câmeras em posição perfeita;
  • Sistema de challenge com Tokens;
  • Melhoria no sistema de RPG e níveis;
  • História muito boa;
  • Ambiente vivo e bonito;
  • Marcação de itens;
  • Personagens engraçados e mais "humanos";
  • Sem Skags!.



Assim como todo jogo, Borderlands 2 também tem seus pontos fracos. O mais evidente são os constantes bugs no cenário do jogo, principalmente quando há algum inimigo se escondendo atras de alguma barra ou proteção, eles geralmente atravessam ela e você não consegue acertá-los, mas eles te acertam... Isto acontece muito em cidades ou lugares com muitos detalhes.

Outro bug que faz parte do cenário, é o bug das balas. Elas quase sempre atravessam os alvos sem causar nenhum dano a eles, principalmente se os alvos estão pulando ou voando, isto pode ser apenas algum problema com a precisão da arma, porem com uma pistola de 96% de accuracy, duvido que seja algo do tipo.


Acredito que em uma tentativa de diminuir o grau de violência do jogo, a 2K tirou as cabeças explosivas e todo aquele sangue sádico do primeiro game, o que deixou ele de certa forma irreal. Mesmo atirando com uma Shotgun na cabeça de um personagem e dando crítico, ela não explode e não acontece nada, ele simplesmente cai como um boneco no chão, mas ainda inteiro... Uma pena.

O bug do teleporte também está relacionado ao cenário, ele é mais raro mais mesmo assim acontece, quando um personagem está vindo ao seu encontro eles costumam desaparecer e teleportar-se para mais perto, como um phase shift, não é legal...


A UI do game, como foi mencionado, teve diversas mudanças de visual, porém ela ficou um pouco ruim no que diz respeito a visualização. Ela não é mais retilínea, ou chapada, ela tem um angulo de inclinação, que deixa os Tiles um pouco difíceis de ler, e quando você tenta mexer a GUI para um dos lados ela vira toda a tela porém ainda sim não te deixa ver completamente sem inclinação. Ela ficou mais bonita e moderna, porém pouco funcional em prol da eficiência, porque você demora mais tempo para enxergar do que para usar.


Como o primeiro game não teve um gancho legal para puxar e história do segundo, eles tiveram que fazer mágica para criar um modo bacana de ligar os fatos do segundo com o primeiro game, este gancho foi o Eridium. Apesar de ser um bom conector de histórias, ela ficou um pouco forçada demais, isto ajudou para que a história pudesse se esfacelar a qualquer momento, felizmente isto não aconteceu e a integridade continuou boa, porém a história de ligação entre o primeiro e o segundo game ficou um tanto quanto artificial demais.

Mais uma lista:

  • Bugs de cenário, personagens atravessando objetos;
  • Balas que não causam dano;
  • Bug do teleporte de inimigos;
  • UI pouco amigável e difícil de visualizar;
  • História legal, mas forçada devido ao final do primeiro jogo.


Sim! Este jogo é realmente um marco na história dos games de todo o mundo, teve diversas modificações que pareceram ler a mente dos jogadores adicionando exatamente o que eles queriam ver em um jogo destes. Fantástico!

As notas que damos para este jogo são:
  • Gráficos: 10
  • Jogabilidade: 9.9
  • Som: 8.8
  • História: 9.5
  • Diversão: 10
  • Média: 9.6

E assim finalizamos mais uma análise de um dos maiores jogos desse ano, e com certeza um dos mais esperados.

Fiquem ligados na MMO's Place para verem mais sobre outros grandes jogos que estarão saindo.

Até mais!










"MMO's Place: seu ponto mmo"

0 comentários:

Postar um comentário

E então? O que achou?