segunda-feira, 26 de novembro de 2012

[Review] Halo 4 (CHIEF! CHIEF!)


Olá gamers!

Eu sei que ficamos um tempo off aqui no blog, mas é claro que não esquecemos de vocês! Como já foi dito, estaremos entrando efetivamente com postagens e conteúdos novos com mais frequência a partir do ano de 2013, pois ai estaremos com tudo pronto para dar continuidade e novos conteúdos do blog.

Mas, sem mais delongas vamos logo começar com a nossa análise do jogo Halo 4! O jogo mais esperado da Microsoft.



Um jogo que já vem sendo esperado há muito tempo acaba de tomar seu lugar de direito no pódio dos melhores games de 2012. Halo 4, a mais nova série da antiga franquia da Microsoft, agora ganha seu espaço no mundo dos jogos, retornando às suas origens, lá atrás quando jogávamos nos primeiros consoles Xbox tendo o inesquecível Master Chief de personagem principal.

E assim será novamente, Halo 4 conquistou seus fãs por dois motivos: primeiro, ele leva a saga original de Chief e mais um nível, dando continuidade a sua história que ainda se encontra no X360 e o segundo motivo foram as promessas da Microsoft com relação à esse novo jogo.

Será que eles cumpriram tudo que prometeram? Vamos ver!



Para começarmos a falar de Halo 4 não podemos deixar de falar de Cortana, a AI que ajuda e guia Chief pelas suas aventuras anteriores, isso mesmo, ela está de volta!

Desta vez, Cortana precisa ser consertada, pois seu período minimo de uso já está se esgotando, ou seja, a partir de lá ela começa a se corromper até se destruir, isso, segundo o game, ocorre após a AI estar ativada por 8 anos. Já podemos perceber então que a maioria da trama gira em torno da Inteligencia e de uma enigmática história sobre John, que permaneceu em hibernação por anos em uma nave chamada Forward Unto Dawn, que acabou esquecida no espaço até um ataque Covenant aparecer e estremecer toda a história, e cabe a você desvendar o porque deste ataque, e o que eles estão tramando.

As principais promessas da MS para este game durante a E3 foram, principalmente, relativas a gráficos e a jogabilidade, uma vez que Halo Reach deixou muito a desejar com relação a estes dois quesitos, principalmente nos gráficos. Uma movimentação diferente também estava nos planos da produtora do game quando anunciou pela primeira vez o jogo por volta de junho deste ano, a boa notícia é que eles conseguiram cumprir 80% do prometido, deixando ainda alguns fatores, que ja estavam bons, piores até demais.






De todos os quesitos prometidos, os gráficos foram os que mais se aprimoraram, marcas d'agua nas paredes, pedaços de concreto, metal, faíscas, fumaça das balas e muitas outras coisas pequenas deixaram o game muito mais real do que o seu antecessor. Uma ligeira mudança na anatomia das armas também transformou completamente o modo de jogo, mas o mais inovador de todos os detalhes adicionados foi com certeza a silhueta do capacete de Chief aparecendo na tela do jogador quando está se jogando em primeira pessoa, pode-se notar na foto ao lado os detalhes nas partes inferiores esquerda e direita, sem falar da angulação e do reflexo do capacete com o mundo do lado de fora.

Mudança de gráficos de Halo 4 para com seu antecessor, o Reach
O que realmente interferiu na aparência e na imersão do jogo foram as pequenas coisas como ditas acima, porém as grandes alterações gráficas como nos cenários e nas cutscenes também transformaram o jogo em um único e padronizado estilo, sem ter aquela grande diferença quando há filmes e cenas de animação.

O próximo detalhe gráfico da lista é, e não poderia deixar de ser, a modelagem do personagem. Master Chief ficou incrivelmente bem feito e bonito no game, cada detalhe de sua armadura, cada grão de pó e risco aparecem no game, ainda mais para aqueles que jogam as versões para PC, onde a adição de alguns recursos gráficos juntos ao directX fazem deste o segundo melhor jogo em termos gráficos lançado este ano, perdendo apenas para Assassin's Creed 3, da Ubisoft.

Comparação de modelos de personagens
A HUD do game não sofreu 100% de melhorias, porém a adição dos reflexos no capacete e a angulação do holograma seguindo o modelo da cabeça do personagem transformou a HUD um pouco complicada de Halo 4 em um modelo de visão mais abrangente e mais imersivo, uma vez que no jogo você tem visão periférica, ou seja, você pode enxergar com os cantos dos olhos os inimigos que se aproximam, sem falar na nova tecnologia de som de ambiente 3D (Apenas para quem tem suporte a esta feature) que ainda cria uma sensação imersiva maior, uma vez que jogando com Home Theathers e outras peças de áudio, seu game literalmente roda ao seu redor, passos vindos das direções corretas, assim como os antigos jogos de Counter Strike fazem.

O modo multiplayer do jogo também sofreu alterações significativas tanto no que diz respeito a jogabilidade, que também teve suas alterações no modo single, quanto no que diz respeito a dificuldade, o que mais uma vez se alterou durante as missões de campanha. Durante os jogos online, os inimigos estão mais ágeis, mais furtivos e muito mais mortais, assim como você também está para eles. Para ambos os lados, a jogabilidade foi alterada no sentido de que Chief corre menos do que os Spartans do game anterior, ele se cansa mais rápido, mas isto pode ser controlado e não representa um problema, alguns botões também foram alterados, principalmente no que diz respeito a granadas, e outras pequenas alterações quase imperceptíveis no modo de jogo.

E a lista fica assim:
  • Melhoria de 100% nos gráficos em relação aos outros games;
  • Melhorias nas cutscenes, padronizando o estilo gráfico do jogo;
  • A história é mais legal e mais imersiva;
  • Sons 3D, para aqueles que podem usá-lo, se tornam uma poderosa ferramenta de entretenimento;
  • Mais realidade usando visões periféricas;
  • Melhorias na HUD;
  • Melhorias no modo Multiplayer tanto quanto no modo Single.


Assim como todo jogo, Halo 4 também tem suas ovelhas negras, muitos dos aspectos do game foram sim melhorados, porém ainda existem muitos ainda por vir.

Um deles foi com relação a jogabilidade, ela melhorou nos controles porém ficou um pouco pior durante o jogo, pelo menos no que diz respeito a inimigos. As balas dão um dano muito baixo, o que deixa o jogo excessivamente difícil, mesmo com aquelas armas consideradas boas, os inimigos demoram a morrer, não só os elites, mas também os mais inferiores, isso adicionou um nível de dificuldade extra desnecessário ao game, que já tinha uma dificuldade razoavelmente tranquila e boa de se jogar. O maior problema é que os modos de jogo básico, normal e avançado não batem com suas dificuldades, e isso é um grande problema.

O outro problema enfrentado pelo game é que, devido ao problema anterior, as balas das armas acabam extremamente rápido, em qualquer modo de jogo, e não há nada que você possa usar para carregá-las, porque as primeiras quantidades de armas só aparecem no final das primeiras missões. Isto somatizado com alguns bugs de movimento e também bugs de jogabilidade, típicos de todo game recém lançado, personagens que voam, tiros que não dão dano, atravessar paredes e tudo mais.


O multiplayer do jogo também deixou a desejar, apesar de conter diversas modificações, ele ainda sim é muito massante e muito repetitivo, alguns modos oferecem mais entretenimento do que outros, logicamente, porém a maioria dos modos considerados "clássicos" são de extrema chatice.
Além desses erros, que são considerados bem clássicos, o que o game fez na verdade foi diminuir um pouco a jogabilidade (no jogo) do game atual, deixando pior que o antigo, mas aumentando a jogabilidade (do controle) deixando-a melhor do que qualquer versão.

Uma reclamação constante dos jogadores foi devido ao fato de que a frase "Chief! Chief!" é repetida demasiadamente ao longo do jogo inteiro...

E vamos a lista:
  • A dificuldade do game ficou muito além da necessária;
  • Uma jogabilidade relacionada a movimentação que é relativamente ruim;
  • Problemas com balas;
  • Animações estranhas as vezes;
  • Bugs comuns;
  • Multiplayer massante;
  • CHIEF! CHIEF!
  • Uma HUD excelente, porém com alguns componentes escondidos.


Eu, apesar de não ter jogado todos os jogos da série, acho que este game realmente mudou muito a perspectiva de Halo que tínhamos antes de jogar qualquer outro jogo deste tipo. Inovações que nunca foram sequer imaginadas pelos jogadores foram inseridas neste game apenas como um conteúdo comum, porém a imersividade do jogo chegou a níveis excepcionais, fazendo dele um dos melhores jogos da série Halo, tem seus defeitos, porém é um jogo que, se você é fã, deve comprar.


Não vamos dizer que não vale a pena, porém não é tudo aquilo que prometeu ser, um jogo excelente em todos os termos. Se vocês vai ou não comprar isso vai depender do seu grau de vício na série, pois se você já jogou outros jogos com Chief, com certeza vai querer ver as aventuras deste aqui.


Porém temos que dizer que o jogo vale a pena apenas pelos gráficos fantásticos, se você não se importa com este quesito e sim com o que o jogo em si tem a oferecer, então nem perca tempo indo a loja, pois você irá gastar muito dinheiro por algo que irá jogar uma ou duas vezes e não irá mais olhar, mesmo o multiplayer, que deveria prevenir esse tipo de coisa, adiciona menos entretenimento do que o single.

Notas:


  • Gráficos: 10
  • Jogabilidade:  7
  • Som: 9.5
  • História: 10
  • Diversão: 7.5
  • Média: 7.3





  • "MMO's Place: seu ponto mmo"

    0 comentários:

    Postar um comentário

    E então? O que achou?