domingo, 23 de dezembro de 2012

[Review] FarCry 3 - O FPS do ano


Olá gamers!

Estamos aqui para mais uma análise, desta vez o jogo escolhido é o vencedor de melhor FPS do ano, e (mais uma vez) um jogo da nossa antiga amiga Ubi(soft), estamos falando da sensação que rendeu a desenvolvedora o título de Estúdio do ano, falamos de Far Cry 3!


Este game estava sendo muito esperado desde a E3 2012, onde ganhou diversos "pré-fans" por seus trailers que não cansavam de serem vistos pelos gamers do mundo todo. Quando o game chegou as lojas este ano tivemos uma das vendas mais bem sucedidas de todos os tempos, para não falar que foi a mais bem sucedida.                                                                           Muitos não entenderam o por quê deste sucesso tremendo para um jogo que antes mal se ouvia falar, ficando famoso realmente alguns anos atrás com o game de numero 2, o fato é que desta vez a UbiSoft REALMENTE superou todas as expectativas, criando um dos jogos mais bonitos já feitos pelo homem.


A história deste jogo é bem simples e fácil de ser entendida a princípio, porém, a medida que você vai entendendo cada vez mais seu contexto, novas coisas vão surgindo e você começar a não entender mais nada, e é ai que a Ubisoft fez a grande inovação que iremos falar mais para frente na sessão de prós.

Basicamente, você é um jovem que foi tirar algumas férias e viajar com seus amigos e seus irmãos, porém ao pularem de para-quedas você acabaram aterrizando em uma ilha cheia de piratas. Vaas, o líder dos piratas, resolveu mantê-los todos presos, você, sua namorada, seus irmãos e mais uma série de outros personagens que, sinceramente, não fazem a menor diferença para a história. Após uma reviravolta você consegue escapar da prisão onde Vaas esteve mantendo você e seu irmão mais velho, Grant, e então vocês fogem para a floresta, porém no meio da fuga seu irmão é morto por Vaas e você deve fugir sozinho e se virar para achar os demais colegas que ainda estão presos em mãos piratas. Logo, seu objetivo principal no jogo é salvar seus amigos, mas para isto você vai precisar de muitas coisas, uma vez que seu personagem, que é chamado de Jason, é um tremendo medroso, diferente de todos os outros games onde o herói é alguém especial ou um escolhido, neste aqui você é só mais uma pessoa.

Personagem "Liza" sua namorada no game
Após a perseguição você é resgatado por um homem chamado Dennis, que faz parte da tribo Amanaki, segundo ele você vai precisar de força para derrotar Vaas e os outros piratas, você precisará do Tatau, que é uma espécie de tatuagem mágica que te consegue poderes e habilidades especiais a medida que você vai "passando de level".

Este é o prólogo do game, logo no início uma pequena animação e um filme são exibidos, os quais mostram você e seus amigos se divertindo na praia e fazendo várias coisas radicais, em suma, o game ilustra uma grande história de sobrevivência, misturada com um pouco do bom e velho bang bang dos jogos de FPS, e após tudo isso você é liberado para explorar a ilha, coletando os recursos oferecidos por ela a fim de criar itens como mochilas e ervas de cura para melhorar seu desempenho ao longo do jogo.






Há muita coisa para falar nesta sessão. Por ser um dos jogos mais procurados do ano, Far Cry 3 ganhou a reputação de ser um dos games mais perfeitos já construídos por vários motivos, o primeiro deles diz respeito aos incríveis gráficos do jogo. O game parece ter sido criado usando a tecnologia CryEngine, da CryTek, assim como outros títulos que ganham a medalha de ouro para gráficos como Crysis.



Sombras, profundidade, som, luzes e tudo que compõe uma imagem foi perfeitamente alinhado neste game, criando realmente a sensação de calor de uma ilha tropical como Rook Island (A ilha do game), outros efeitos de escuridão realmente passam a ideia de medo, fazendo com que este seja uma dos mais perfeitos gráficos já vistos por qualquer pessoa.

Um dos outros motivos para este ser considerado o deus dos jogos, é o fato de que você pode interagir quase que totalmente com o mapa a sua volta, você tem a sua disposição vários tipos de veículos, que vão desde carros até asa-deltas, passando por quadriciclos, jet-skis, lanchas, barcos e outros mais, mas, como o game não é focado na parte de locomoção, não temos uma gama muito grande desses veículos, então o game contem apenas uns 5 tipos de carros e apenas 2 ou 3 tipos de barcos.

Porém o que o game não tem em veículos ele possui em armas, temos cerca de 100 armas diferentes, das mais simples e comuns até as mais bizarras como arcos, RPG's, Lança-Chamas, Molotovs, C4, Minas e muitos outros itens com que você pode causar um belo estrago, inclusive soldas eléticas...

Mas a sensação de imersão que o game proporciona ao jogador vai alem do simples modelamento de armas, gráficos e som. Os pequenos objetos e pequenos detalhes como animais, pássaros povoando a ilha dão a sensação que ela é realmente viva e está lá para matar você, mas outros pequenos detalhes que poucas pessoas notam como, por exemplo, lascas de madeira que voam das arvores ao atingi-las, pequenas pedras voadoras nas horas da batalha, vento, movimento de plantas e até a física básica do ambiente fazem com que o game pareça realmente vivo e real.

Outro detalhe importante que podemos atentar é ao "instinto de sobrevivência". O game consegue criar uma sensação de sobreviver que ainda só é superado pelo Red Dead Undead Nightmare, fazendo com que você possa obter materiais e plantas na própria ilha a fim de craftar itens que melhoram seu desempenho, como mochilas para munição que permitem que você carregue mais balas com você, temos também mochilas de loot que dão a você a possibilidade de carregar mais materiais obtidos não só da ilha, mas também dos piratas mortos. Sim, você pode pegar coisas de piratas que você abate durante o jogo, e estes itens na maioria das vezes são desnecessários, logo você pode vendê-los para conseguir dinheiro e comprar armas e outros itens. Você também pode usar as plantas presentes na flora do ambiente para criar seringas que podem ter diversos efeitos como: Cura, aumento de HP, aumento dos sentidos (aumento da visão para caçar animais, aumento da audição para a hora da batalha e etc), melhoria no movimento, respirar mais tempo abaixo da água, e outras que são desbloqueadas ao longo do jogo.

Um dos muitos landscapes do game
A história do game também não deixa a desejar, ela é simples de entender no começo e começa a ficar mais complicadas a medida que você vai descobrindo outros fatos, em outras palavras, a Ubisoft fez com que a história fosse aos poucos passada ao player para que ele fosse entendendo o contexto, e então ela te bombardeia com diversas informações.

Um dos maiores motivos para toda a pompa do game é sem dúvida seus personagens. Como foi dito antes, você começa com um jovem comum, medroso, simples e tudo mais, porém ao longo do jogo você pode ver o desenvolvimento psicológico do personagem, sua evolução e sua adaptação a ilha e seus "moradores", assim como você também pode ver a personalidade de outros personagens como seus amigos, Vaas e outros.

A jogabilidade no que diz repeito a movimento do personagem é também muito boa, com controles sensíveis e simples de controlar, alguns comandos tem de ser "descobertos" porém a maioria é de simples uso e responde muito bem.

Aqui estamos com a lista:
  • Uma obra de arte;
  • Sensação de sobrevivência muito real;
  • Um game imersivo;
  • Personagens com personalidades definidas;
  • Boa jogabilidade do personagem;
  • "Nossa é tãããão reaal";
  • Muitas sidequests e missões secundárias para fazer;
  • Possibilidade de criar itens com materiais da ilha;
  • Uma história quase sem precedentes;
  • O ambiente é vivo e real;
  • Efeitos muito bem feitos;
  • Muitos animais e plantas;
  • Interação quase completa com o cenário;
  • Boa dublagem.


Mesmo um deus tem defeitos... O game pode ser muito perfeito no que diz respeito a quase tudo, porém ainda sim ele leva alguns dos erros que assolam a maioria dos jogos, isso mesmo, os BUGS!


Em algumas ocasiões durante o single player você pode ver nitidamente que as balas simplesmente desaparecem em pleno ar, em casos mais raros durante o single você atravessa um objeto sólido, porém no multiplayer isso calha de ser um tanto que comum... Alguns personagens inimigos também chegam a bugar, ficando parados para sempre, felizmente isso facilita as coisas para você, uma vez que assim eles perdem a capacidade de te detectar e você não precisa se esconder para abatê-los, mas ainda sim é um erro.

Por mais que a jogabilidade para movimentos do game seja ótima, a jogabilidade de ações é terrível, o game gira em dois botões X e Y (No caso do Xbox), mas na maioria das ações eles não podem ser simplesmente apertados, você deve segurá-los para, por exemplo, interagir com qualquer coisa ou então usar uma Heal. Muitas das vezes durante a batalha você está fazendo diversas coisas ao mesmo tempo como atirando e agachando, nesses casos você aperta o botão mas ele não responde.

Outro erro que é muito visível é o que é chamado de "blindagem", o que isso significa? Bom, a maioria dos personagens parece possuir uma blindagem a prova de balas, principalmente os animais, alguns deles chegam a fazer você descarregar 2 cartuchos antes que eles possam finalmente morrer, o mesmo acontece com alguns piratas, alguns utilizam um colete a prova de balas, mas mesmo atirando com snipers de calibre 50 ou mais você ainda os atinge e eles nem sequer caem no chão e saem correndo atras de você, isso quando as balas acertam os alvos, porque muitas vezes a precisão é muito baixa. A frase "Mas como assim não morreu?!" é muito falada durante o gameplay.

A pilotagem de veículos também deixa a desejar, por mais que os veículos sejam estáveis e com bons modelos, você não enxerga o chão... Ao entrar em um veículo, por ser um FPS, você tem a visão interna da cabine, e portanto você acaba enxergando apenas o capô do veículo cobrindo a maioria do chão, o mesmo vale para barcos.
A ideia de que você recebe uma tatuagem mágica também não convence muito, apesar de ser uma história meio voodoo ela parece um pouco forçada demais, em outras palavras, em algumas situações você vai se deparar com altas viagens drogadas onde você se vê batalhando com gigantes de tinta, andando sobre televisões, matando fantasmas e isso tudo sobre o efeito de diversas drogas que você toma durante o jogo, algumas por fazerem parte de própria história e outras que você pode pegar na casa do personagem médico, que lembra muito a série da Fox "Breaking Bad" já que ele tem uma verdadeira fabrica de drogas em sua casa. Você passa grande parte da história principal viajando na maionese.

Um fato curioso que também entra em confronto com o que dissemos sobre gráficos é o fato da utilização de blur (ou borrar a imagem) para dar a sensação de profundidade, porém quando você está no mar, por exemplo, você pode perceber nitidamente que há uma forma geométrica para desenhar o lugar onde o blur vai aparecer, e muitas vezes esta forma acaba cobrindo outras partes do game e inclusive da sua própria arma, fazendo o borrão aparecer em níveis diferentes.

O efeito de Blur pode ser percebido nas montanhas ao fundo
O nosso ultimo contra é pelo fato de que a AI dos inimigos parece ser incrivelmente burra. Assim como outros jogos da empresa que utilizam o sistema de detecção e guardas como Assassin's Creed este também possui o clássico sistema de se esconder na mata para não ser visto, porém se você chega muito perto dos guardas, e eles acabam por detectar você, o modo de detecção dura apenas alguns minutos e depois eles "esquecem" de que uma C4 explodiu ou que 3 dos 5 guardas estão mortos e voltam a andar para um lado e para o outro, tirando assim a realidade do jogo.

E temos a nossa lista:

  • "Ops! Isso deveria ser sólido...";
  • Animais e NPC's blindados;
  • Má jogabilidade para direção de veículos;
  • É necessário segurar o botão para realizar uma ação;
  • O botão nem sempre responde quando é segurado;
  • "Que burro, dá zero pra ele!", IA de inimigos é muito burra;
  • O Jogo é uma viagem psicodélica;



Sim, o game possui alguns defeitos, porém ele é realmente uma obra de arte inovadora e merece o respeito de todos os outros jogos, tanto por ser um dos games mais bonitos do ano quanto por ser um jogo que inspira realidade, já que a história é bem real e se passa no nosso tempo e não em épocas passadas ou adiantadas. A equipe da Ubisoft realmente se empenhou para criar este jogo, e sem dúvida foi o melhor do ano.



  • Gráficos: 10
  • Jogabilidade:  9
  • Som: 10
  • História: 10
  • Diversão: 9.5
  • Média: 9.7



  • E assim terminamos mais uma análise de um jogo que vai ficar na história dos videogames como um dos mais inovadores já feitos. Fiquem ligados para novas análises de novos jogos logo mais!

    Estaremos ausentes no período do fim do ano, porém ainda sim continuaremos postando análises e muito conteúdo assim que voltarmos!

    Não percam!







    "MMO's Place: seu ponto mmo"

    0 comentários:

    Postar um comentário

    E então? O que achou?