quarta-feira, 22 de maio de 2013

Xbox One - A nova aposta de Redmond

(Divulgação/Microsoft)
Olá gamers!

Como todos estamos sabendo, a Microsoft realizou uma conferencia ontem (21/05/2013) para fazer o lançamento do tão esperado projeto Durango, que ficou batizado com o nome (estranho) controverso de Xbox One. Neste tópico vamos falar um pouco mais sobre este novo console e o que podemos esperar não só dele, mas de todos os consoles da nova geração de uma forma geral.

Um novo Console

(Divulgação/Microsoft)
Durante a conferencia, a Microsoft não deu praticamente nenhuma informação muito detalhada sobre o console, talvez para manter um certo segredo com alguns detalhes, visto que eles entregaram o visual de seu game antes de a Sony mostrar o novo visual do PS4, na verdade, a conferencia toda foi uma grande enrolação, uma vitrine, onde as empresas exibiam seus jogos com trailers e nenhum gameplay.

Devido a este fato não é muito fácil supor o que o novo console promete, uma vez que ninguém viu nada funcionando, de certa forma, temos apenas relances do que pode ser um gráfico de nova geração. Dentre todas as mudanças que já foram anunciadas no novo console, as que mais se sobressaem são as mudanças que estão por vir no próprio joystick e no modo de interagir com a máquina e também no próprio visual, que muitos gamers acusam de parecer um antigo leitor de VHS (Realmente lembra um pouco).

Especificações Técnicas

(Divulgação)
Como dissemos, não há muitas informações perfeitas diretamente da fonte, porém o que sabemos é que o novo sistema já deve vir integrado com uma (ou mais) saída(s) HDMI, sem possuir a clássica conexão de cabos de componente A/V. Também foi dito que o sistema operacional deste futuro console deverá se basear em um Kernel Windows, o que permite uma melhor interação dos usuários que já estão acostumados com o sistema operacional. Uma maior saída para periféricos também foi anunciada, o novos sistema deverá estar contando com algumas saídas USB 3.0 além de outras saídas para diversos tipos de periféricos secundários.

A lista de especificações é:
  • GPU: chip D3D 11 com 32 MB de memória;
  • 5 bilhões de transistores;
  • Arquitetura nativa de 64-bit;
  • 8 GB de memória RAM DDR3;
  • HDD de 500 GB para o armazenamento de dados;
  • Leitor de Blu-ray e DVD;
  • Conexões USB 3.0;
  • Conexão Ethernet, compatibilidade com redes 802.11n e WiFi Direct;
  • Conexão HDMI (entrada) e HDMI (saída) com suporte a resoluções 1080p e 4K;
  • Preço e data de lançamento ainda não divulgados.
  • Fonte: Tecmundo


    Mais modificações?

    A Microsoft decidiu mudar as coisas para valer desta vez! Não foi só o design do console que sofreu uma alteração, mas o próprio design do joystick também foi mudado.

    (Divulgação/Microsoft)
    Segundo a fabricante, o tão aclamado controle do Xbox 360 mudou para melhor, teve uma leve torção para trás e uma melhoria na ergonomia tanto dos botões quando dos analógicos, segundo a empresa isto foi feito para auxiliar os gamers que utilizam os gatilhos na parte de trás do joystick. O logo da marca também sofreu uma alteração, ficando mais parecido com o design do Windows 8, mas o que chama a atenção dos players é o fato de que as setas direcionais, que eram alvos de reclamações dos usuários, também foram alteradas. Agora ao invés de uma única peça redonda, temos uma peça em cruz, com as setas separadas, assim facilitando a jogabilidade. Os gatilhos e a parte de trás também foram alterados.

    (Divulgação/Microsoft)

    Uma boa noticia para todos os jogadores assíduos que foi divulgada pela empresa é a bateria embutida no joystick. Segundo a Microsoft, o controle não necessitará mais de pilhas e terá uma bateria interna, semelhante as que hoje são compradas separadamente para os controles do Xbox 360, que poderá ser carregada via usb como qualquer carregador normal.

    (Divulgação/Microsoft)
    Porém o controle não é a última modificação que deverá aparecer no novo One, a própria camera do Kinect sofreu alterações para que ela ficasse com um visual mais quadrado e parecido com o resto do que agora será um conjunto, isso mesmo, o Xbox One virá juntamente com uma camera do Kinect devido a razões que iremos explicar nos próximos parágrafos do post!

    Ela ficou menor, mais leve, mais versátil e mais bonita, porém não sabemos se ela ficou mais funcional já que não houve muitas informações a respeito desta peça.

    Tudo em um!

    Um dos pontos que sofreu mais foco na apresentação da Microsoft foi o novo direcionamento da Xbox Live e do próprio console, que deverá tomar um caminho mais "amplo" por assim dizer.

    (Divulgação)
    Os desenvolvedores disseram durante a conferência, que o novo objetivo da Live seria juntar tudo em um lugar só: filmes, séries, TV, games, computadores e outras coisas. Sendo assim o seu console não seria só um lugar para jogar joguinhos quando estivesse entediado, mas sim uma estação de mídia completa. Esta é uma mudança que está sendo prometida desde quando ouvimos a E3 2012 e ficamos vendo todos aqueles aparelhos como Surface, que também promete ter interações com o novo console, mas o que será que isto quer de fato dizer?

    (Divulgação/Microsoft)
    Segundo alguns técnicos da Microsoft, a nova plataforma deverá ser capaz de ligar em televisores, trocar canais, ouvir músicas e vídeos como uma estação de mídia digital, e você poderia acessar outros aplicativos de terceiros como o Skype e outros disponíveis na loja da Live simultaneamente em uma separação lateral da tela, exatamente igual ao Windows 8. A essa funcionalidade foi dado o nome de "Snap Mode". Porém não é só isto que você poderá fazer, você também poderá ter interações sociais com seus amigos e família através da própria Live por conta de aplicativos que poderão ser instalados no sistema.

    O console também terá ter integrações com outros periféricos da fabricante, inclusive computadores, porém o objetivo que eles querem alcançar com estas interações é simplesmente popular a Xbox Live e torna-la um centro online de mídia digital, ou seja, todos logariam na Live e poderiam assistir, por exemplo, a um jogo de futebol enquanto comentavam este jogo em outros aplicativos que poderiam ser abertos.

    Uma inteligencia acima do normal

    (Divulgação/Microsoft)
    Algo que também foi dito sobre a "The All-In-One Experience" foi o mesmo que foi dito na PsMeeting algum tempo atrás. O console será não só capaz de ver e ouvir você, saber o que assiste e o que joga, como também será capaz de prever coisas que você gosta de fazer e te indicar coisas para fazer e assistir, ou seja, ele será um observador que saberá mais de você do que você mesmo!


    A feature que teve uma grande notabilidade foram sem dúvidas os controles por voz. Como dissemos, o Kinect acompanhará o novo console e, consequentemente, os comandos por voz que já estavam presentes nos jogos do X360, porém desta vez a fabricante levou isso a um novo nível, todo o console poderá ser controlado por voz. Este recurso permite que você assista filmes e séries e, com um comando de voz, pause, pare ou passe para o próximo item, algumas funções como o reconhecimento facial para fazer login na sua conta da live também foi anunciada como um meio de identificar e iniciar as sessões muito mais rápido.

    A empresa também disse que será possível controlar outros aplicativos, como a televisão, por voz e comandos manuais ao invés do controle, você basicamente irá conversar com o sistema para que ele entenda o que você quer fazer e execute as tarefas desejadas.

    XSocial

    A nova Xbox Live promete oferecer uma experiencia totalmente nova no que diz respeito a interações sociais. Desde atualizações de status até streams de vídeo em tempo real. Não é uma grande novidade já que a Sony fez o mesmo com o PS4 permitindo que o botão "Share" faça uploads de stream de vídeo das suas jogatinas em tempo real, porém a Microsoft foi além e disse que o sistema de conquistas será reformulado juntamente com todo o sistema de jogos e streams em tempo real para que a Live deixe de ser um hub de conexão e passe ser uma rede social. Exatamente a mesma proposta feita pela Sony.

    (Divulgação/Uol Jogos)

    A empresa estima que o numero de máquinas conectadas hoje à Xbox Live suba para 300 mil, isso significa que a estrutura para comportar tais acessos deverá ser massiva e, muito mais que isso, confiável! Já que a Microsoft não esboçou nenhuma menção de mudar suas políticas de pagamento da Live podemos esperar que não será possível acessar os jogos online de forma gratuita, nem alguns conteúdos extras, porém ela prometeu que os conteúdos que já estávamos acostumados, como chats e mensagens, além de vídeos, músicas e fotos serão gratuitos.

    Muito papo e pouco jogo...

    Sim, a Microsoft não falou quase nada sobre jogos que estão por vir nesta nova edição do console, ela apenas deu uma lista daqueles que já estão confirmados para sair até o final do ano que vem e que deverão estar em plena forma para rodar no novo aparelho:

  • FIFA 14;
  • Madden NFL;
  • NBA Live;
  • UFC;
  • Call of Duty: Ghosts;
  • Forza Motorsport 5;
  • Quantum Break;
  • Watch Dogs;
  • Thief;
  • Battlefield 4;
  • Assassin’s Creed 4.
  • Fonte: Tecmundo


    Alguns trailers também foram lançados e você poderá conferir logo abaixo:





    Isto dá uma ideia de como serão as novas engines da nova geração, alguns outros games como CoD: Ghosts também são uma boa pedida para aqueles que quiserem testar os gráficos ao máximo!

    Pelo que vemos até o momento, há uma paridade de especificações entre os concorrentes Xbox One e PS4, ambos parecem ter uma quase igualdade de especificações, com apenas diferenças de peças e alguns diferenciais técnicos, não haverá muita concorrência no que diz respeito a hardware, o que vai pesar serão os diferenciais nos serviços online.

    DRM, pirataria e jogabilidade

    (Divulgação/Google)
    O grande medo de todos os players que esperavam este lançamento era o de necessitar estar conectado 100% do tempo para jogar, felizmente este problema foi derrubado em partes. A Microsoft afirmou que o novo console não precisará estar conectado a internet para funcionar, porém este recurso irá de desenvolvedor para desenvolvedor, ou seja, se um dia, por exemplo, a EA desejar lançar um jogo com o recurso de estar sempre online ela poderá fazer isto tranquilamente.

    Uma outra técnica que a Microsoft estará lançando para prevenir a pirataria nos jogos do Xbox é o que muitos players não gostaram muito... A prevenção de jogos usados. Isso significa que se você comprou um jogo e instalou (sim, instalou) no seu Xbox One, a partir deste momento só a sua conta poderá jogá-lo, sendo assim se você emprestar o game para um amigo ou então trocar de jogo com alguém o mesmo não funcionará porque estará atrelado com a sua conta na Xbox Live, apenas será possível jogar um jogo usado se você pagar uma pequena taxa ($$$) para a Microsoft.

    Os games do Xbox 360 também não serão compatíveis com o novo console.

    Instalar jogos?

    Uma outra "novidade" da Microsoft para o One é que desta vez não há como escapar, você precisará instalar os jogos para que estes possam ser jogados, sendo assim é melhor esperar gastar algum dinheiro com dispositivos de armazenamento ou então já ir cogitando a possibilidade de aumentar a capacidade do HD do console. Em compensação a empresa de Gates disse que não será necessário esperar a instalação acabar para começar a jogar um jogo, isto porque o console dará conta de fazer as duas tarefas ao mesmo tempo, mas ainda sim será necessário instalar uma parte antes de começar a jogatina.

    (Divulgação)



    Outras novidades

    Além de falar sobre tudo isso, a Microsoft também falou de algumas coisas um pouco mais triviais como, por exemplo, o lançamento de uma série para o game Halo que será dirigida por Steven Spielberg, contaram um pouco mais sobre como ela será feita e que deverá se parecer muito com os web dramas que são apresentados já hoje no site do jogo.

    Apresentação da nova série de Halo

    Alguma expectativa de data?

    Não... Infelizmente a Microsoft não deu nenhuma data e nenhum preço para o lançamento do seu novo console, alguns acham que ele deverá ser lançado no final deste ano, porém alguns acreditam que ele só será lançado durante a E3 do ano que vem, de qualquer forma nós da MMO's Place achamos que o console só será lançado depois do PS4 já que por ter revelado seus aparatos mais cedo a Microsoft pode estar em desvantagem com relação a Sony que ainda mantém um grande mistério em volta do seu console.






    "MMO's Place: seu ponto mmo"

    0 comentários:

    Postar um comentário

    E então? O que achou?