quarta-feira, 30 de maio de 2012

[Retrô] Megaman X






E aí, gamers!

Hoje é o dia em que iniciaremos uma nova sessão no canal, a sessão RETRÔ, um quadro que ,acreditamos,  agradará a todos e principalmente os gamers mais apaixonados que sentem saudades da época dos seus Mega drive,super nintendo e outros consoles clássicos que fizeram a felicidade de uma legião de fãs com seus games históricos.

Em síntese será uma parte do blog onde faremos análises dos jogos que marcaram a história do mundo dos games, se tornando verdadeiros ícones.E para começar, escolhemos a saga "Megaman X" da Capcom, então para aqueles saudosos do garoto robô, preparem-se e aproveitem!  








A série Mega Man X (Rockman X no Japão) foi a segunda franquia da série Mega Man. Lançada em de  1993 no Japão (e fevereiro de 1994 na América do Norte) no Super Nintendo. É um dos melhores nomes da série da Capcom.  




O jogo se passa no ano de 21XX, onde doutor Cain, um famoso paleontologista, descobre o laboratório do doutor Light(criador do robô), encontra Megaman X(conhecido como "X") numa cápsula e o estuda, criando sua própria linha de robôs chamados de "Reploids".Alguns deles se revoltam contra Cain(acabam sendo chamados de "Mavericks") e ele cria uma organização para lutar contra eles, os "Marverick Hunters"   liderados por Zero e do qual X faz parte.O principal objetivo de todas as franquias do jogo é derrotar Sigma, líder dos Mavericks, e basicamente salvar o mundo e a humanidade.   
















A jogabilidade é muito simples, consistindo em andar, pular e atirar. A física do jogo é ótima, e a dificuldade moderada. Seguindo a profecia "Megaman", todo boss tem seu ponto fraco, que geralmente é uma habilidade deixada por outro boss, descobrindo os pontos fracos de todos, o jogo fica relativamente fácil.


 


 Como também é de praxe em Megaman, após os primeiros níveis, o jogador tem a disposição oito fases para escolher, sendo necessário passar todas para que prossiga no jogo. Claro, se o player pretende terminar o jogo com todos os upgrades possíveis, terá que voltar algumas vezes em algumas fases, para acessar áreas que antes eram inacessíveis.







A série X ganhou muitas positivas mudanças: agora ele pode escalar as paredes, o que antes era impossível, além do que, X também encontra várias cápsulas escondidas, deixadas pelo finado Dr. Light, que servem para melhorar a armadura e também para adicionar funcionalidades, como o famoso "Dash", e o X-Buster concentrado.



Os gráficos são muito coloridos e bem desenhados, e com certeza são um ponto positivo do jogo. Vários são os cenários, variando de florestas a aeroportos, e todos com aquele estilo futurista, que possuem detalhes bem interessantes. Os robôs também são muito bem criados, e mesmo apesar de parecerem simples, naquela época com certeza eram considerados tecnologia de ponta, quando nos tratávamos jogos de 2D.



 Os efeitos sonoros são ótimos. A trilha sonora, assim como já é conhecida como um dos pontos fortes da franquia, é impecável, com músicas frenéticas que remetem à adrenalina, todas com composições muito complexas e bem trabalhadas, com certeza dão um toque fundamental ao jogo. 
 
 Apesar do jogo não possuir vozes (o que era absolutamente normal em 1993), os efeitos sonoros também são de primeira. Tudo tem seu som peculiar, o tiro, a queda, a explosão, a escalada...
 
Cada tipo de tiro possui seu efeito sonoro, cada fase possui sua música, fazendo disso MegaMan X um jogo que custa muito a enjoar.




Outra peculiaridade muito interessante que a Capcom adicionou em MegaMan X foi o famoso golpe "Hadouken", super conhecido, devido aos jogos da série Street Fighter. Com uma série de artimanhas é possível adquirir o ataque, que curiosamente é feito da mesma maneira que nos jogos de luta, porém é um ataque extremamente poderoso, que destrói qualquer inimigo ao atingi-lo, porém, só pode ser usado de X estiver com a energia cheia.



 


Lista de prós:

  • Gráficos ótimos
  • Jogabilidade precisa
  • Boa trilha sonora
  • Acréscimo de habilidades



Apesar de ser um dos melhores jogos 2D já feitos, Megaman X também tem suas falhas.Apesar de ser um jogo muito divertido, deixa a desejar no quesito dificuldade já que depois que se pega o jeito, fica fácil de se passar pelas fases.Além disso, existem uma série de artimanhas que podem ser usadas principalmente contra os chefes, o que torna o jogo sistemático.    





Outra coisa que incomoda um pouco são as pontas soltas na história do jogo, principalmente se tratando do  grande chefão Sigma, pois, apesar dele ser morto diversas vezes, sempre retorna não importando a forma como ele morra, despedaçado, estraçalhado ou desintegrado.


 


Lista de contras:

  • Dificuldade relativamente baixa
  • Batalhas contra o chefe sistemáticas
  • Pontas soltas na história





Megaman X revigorou uma franquia de sucesso, entrando para a história dos games.Conquistou milhões de fãs merecidamente, deixando saudade das horas passadas em frente ao console clássico saltando, correndo e atirando em centenas de robôs. Sem dúvida uma das grandes obras da Capcom, um jogo que todo gamer  conheceu e experimentou durante a época de ouro dos games.

Notas gerais:
  • Gráficos: 9
  • Jogabilidade: 9.5
  • Som: 10
  • História: 8
  • Diversão: 9.5
  • Média:  9

 



Galera, essa foi a primeira análise da sessão Retrô e iniciamos com uma grande franquia que fez a felicidade de muita gente.Esperamos que vocês tenham aprovado a iniciativa da sessão e sintam-se livres para comentar e opinar.



Muito obrigado a todos e para a próxima análise! 





"MMO's Place: seu ponto mmo"

0 comentários:

Postar um comentário

E então? O que achou?