quinta-feira, 31 de maio de 2012

[Review] Mass Effect 3



Olá Gamers!

Hoje eu estou trazendo aqui um dos maiores sucessos deste ano, passando até a frente de Battlefield e CoD MW3, o Mass Effect 3.

A continuação da valorosa história do comandante Shepard tem agora seu espaço aqui no MMO's Place.

O game da Bioware conseguiu superar as expectativas dos patrocinadores e também dos jogadores, apesar de muitas críticas sobre o seu desfecho ela ainda sim conseguiu criar um jogo realmente épico em todos os seus sentidos, balanceando o perfeito jogo de ação com o perfeito jogo de RPG agradando assim tanto os jogadores mais sanguinários até os mais profissionais.



A saga do comandante, agora mais velho, para salvar a Terra tem finalmente um final, nem sempre o que todos esperavam, mas ainda sim um final. Após ter enfrentado os Collectors e o Sovereign nas séries anteriores agora o comandante enfrenta os super poderosos Reapers que a cada 50.000 anos passam pela galaxia limpando toda a vida orgânica existente, e agora chegou a nossa vez!

O game se baseia basicamente nesta história que a cada dia mais ganhou o coração dos gamers do mundo inteiro com seus personagens sensíveis e interativos que formam uma das maiores histórias já criadas, uma história envolvente para um jogo envolvente.






A BioWare realmente inovou muita coisa neste jogo, como jogabilidade e gráficos, mas ainda sim conseguiu criar uma continuação para a história principal que vem desde as demais séries sem perder nenhuma ponta ou fazer spin off's, ou seja, eles criaram a continuação perfeita para um dos jogos que possui a história mais perfeita ja criada, o que adiciona muitos pontos na categoria de enredo do game, coisa que não é fácil de alcançar.

Quanto as mudanças de gráficos e jogabilidade, podemos dizer que em termos de gráficos o jogo não inovou muito, mantendo mais ou menos a mesma engine dos títulos anteriores, porem uma mudança notável para todos os gamers foi a jogabilidade.


A mudança no modo de controlador foi incrível, porem pouco notável, porque a maioria dos controles se mantiveram os mesmos, a maior mudança mesmo foi na aparência de movimento e nas animações, que dão muito mais a sensação de velocidade e de ambiência, o que contribui para que o jogo fique interativo e épico.

A história porem é o ponto principal, ela não deixa nenhuma ponta solta e também não cria muitas expectativas no começo, porem você não consegue parar de jogar para querer ver o final, se você gosta de jogos com história esse é o seu jogo. Por ter um enredo envolvente uma coisa que não podia faltar são os personagens assim tão envolventes quanto, neste quesito a Bioware conseguiu o que nenhum outro game conseguiu fazer até agora, criar personagens que se identificam com os jogadores por possuírem diversos tipos de perfis, assim se encaixando com a personalidade de diversos tipos de jogadores.



O que acontece nesse jogo é que a EA se empenhou demais para evitar a pirataria deixando as DLC's para serem jogadas somente no modo online do console, o que impossibilita você de jogar mesmo se você tenha um console original ou então se o servidor da empresa estiver offline.


O que nos permite dizer que este jogo é um dos mais perfeitos RPG's já criados é a sua história, o ponto principal, que cria um ambiente tão interativo que você sente até falta do jogo, apesar de ela ter sido muito criticada pelo seu final, ainda sim quando ele acaba e sente falta dos seus personagens, o que nos leva a outro pró, A SIMPATIA COM OS ATORES DO JOGO.


Essa simpatia é tal que o jogo faz você gostar mais de um personagem do que de outros, influenciando suas escolhas, isto devido ao fato de que os personagens foram criados para terem diversas personalidades e se adequarem com a maioria dos gênios dos jogadores e isso cria a maior interatividade possível com os gamers, isto é algo que nenhum jogo nem nenhuma distribuidora conseguiu criar ainda, não a tal ponto.

A trama do jogo, que é a principal parte, é bem complexa e também completa, mostrando todos os detalhes possíveis desde a composição das armaduras e armas até os modos de viagem no espaço, e tudo isso organizado sistematicamente em um sistema de codex que mostra todas as informações narradas do que seja que você queira procurar, para quem gosta de spoilers esse é o jogo mais fantástico.


Por possuir uma trama muito complexa logo pensamos que o jogo terá diversas falhas de enredo, pontos soltos e etc. Porem isso vai completamente contra todas as nossas expectativas, ele não tem quase nenhuma loose end e toda a história parece que é feita especialmente para se juntar e encaixar exatamente com as histórias dos outros títulos fazendo assim uma história completa e extensa que se encaixa exatamente com TODOS os detalhes possíveis e imaginários.

O jogo também possui diversos modos de opção e escolhas, o que faz do jogo um RPG completo e mais perfeito até do que Skyrim. O sistema de escolhas típico da BioWare que já apareceu também em Dragon Age II também aparece neste lançamento. Cada escolha gera uma continuação específica e unica, o que ainda não foi usado nesse tipo de jogo.

Outro pró que foi uma grande inovação no jogo é o sistema de exploração de planetas que agora não é mais individual e sim em massa. Através de um sinal emitido pela Normandy é possível varrer uma larga área e determinar pontos exatos de extração, acabando com a cansativa mineração planeta a planeta.

  • História complexa, extensa e sem falhas;
  • Muitos spoilers e detalhes sobre todos os aspectos;
  • Personagens simpáticos e envolventes;
  • Sistema de causa e consequência ainda único;
  • Aprimoramento da jogabilidade e dos gráficos;
  • Sistema de mineração aprimorado.


Nenhum paraíso é perfeito não é?

Apesar de todos os prós que tivemos o prazer de mostrar ainda sim há contras que não podemos deixar de fora.

Um grande contra que podemos citar é a mecanica de mortes no jogo. Personagens que morrem e voam, atravessam paredes e outros personagens. Isto pode parecer pequeno, todavia ainda cria uma ambiente menos real, que é, na verdade, o propósito de todo game, afinal de contas não dá pra jogar um jogo no qual os personagens voam não é. Mas fiquem tranquilos, esse erro apenas ocorre em alguns poucos casos.



Apesar de ter uma história complexa e quase sem falhas, ainda sim é QUASE sem falhas, porque ao final do jogo teremos um motivo para criticá-lo já que veremos uma ponta solta muito monstruosa, se liguem no spoiler, quem não desejar saber o final da história desse aclamado jogo pulem essa parte!














Outro ponto também é a baixa inteligencia artificial em relação a locomoção dos seus parceiros em batalha, tendo em vista que eles não seguem seus comandos de forma específica e de vez em quando desaparecem.

Quando Mass Effect 3 foi anunciado a chamada Omni Blade foi o grande simbolo da inovação do jogo, aparecendo inclusive no trailer do game. Porem, na hora de jogar, descobrimos que ela só pode ser utilizada por classes específicas como o Soldier, logo classes como Vanguard não possuem a tal lamina.


O numero excessivo de loading screens, ou as telas de carregamento, é outro ponto ruim. Assim como Skyrim o game carrega uma pequena porção do jogo por vez para facilitar a jogabilidade e a rapidez como se joga, porem ela é aberta em quase todo tipo de ação que você toma, principalmente dentre os andares da Cidadel.

Diversas missões secundárias também se baseiam em recebimento e entrega, o que não é um problema, mas chega uma hora que cansa, pois é muito repetitivo, sem falar que algumas delas não possuem nenhum tipo de descrição ou mapa, apenas um texto de localização que muitas vezes você necessitará procurar na Wiki ou no codex.

  • O final grotesco do jogo (para quem leu o spoiler);
  • AI de locomoção de parceiros ruim;
  • Excessivo numero de loading screens;
  • Falta da Omni Blade em determinadas classes;
  • Mecanica de morte de personagens muito mal feita;
  • Spin quests(missões de pouca ou nenhuma importância) cansativas e mal explicadas.







Eu sou um grande fã da série Mass Effect, tendo jogado quase todos os jogos da franquia e os considero muito bons, apesar de todos os contras, a história é envolvente e também comovente porque contem tanto a história de uma guerra como também a história dos envolvidos nessa guerra, formando uma trama digna de filmes de Hollywood.



Em termos de game, posso dizer que a BioWare acertou em cheio ao produzir um jogo com as características de escolha de um bom RPG e tambem com o modelo de batalha de um bom game de guerra, possibilitando a facil interação entre os dois modos de jogo, onde é possível focar-se mais na história ou tambem na batalha, o balanço perfeito!

Eu recomendo a todos os jogadores que ainda estão em duvidas se vão ou não comprar.

  • Gráficos: 9.5
  • Jogabilidade: 9.0
  • Som: 9.7
  • História: 10
  • Diversão: 10
  • Média: 9.7








Para mim Mass Effect foi um jogo que renovou a forma como jogamos um RPG. O terceiro game da série realmente é tudo aquilo que podemos esperar de um bom RPG uma mistura balanceada de ação com Role Playing e também muita história, um enredo rico e detalhado. 

Apesar de falhar em alguns pontos, Mass Effect 3 certamente ainda é consagrado como um dos melhores jogos ja feitos e com certeza vai brigar pelo premio de game do ano no final de 2012.



Não só recomendo como assino embaixo para todo aquele gamer que pensa em obtê-lo, não percam tempo corram direto a loja mais próxima e comprem este grande título e ainda vale a pena gastar um dinheiro a mais para comprar o original, pois mesmo sendo mais caro é certeza que irá adicionar complementos que com certeza irão aprimorar a experiencia de jogo.

  • Gráficos: 9.5
  • Jogabilidade: 9.0
  • Som: 9.8
  • História: 9.9
  • Diversão: 10
  • Média: 9.7



SIM! Vale muito a pena ter este game, não só para ter um bom game de RPG mas tambem para que essa história seja contada a maior quantidade de pessoas que puderem ouví-la.



De todos os games que analisamos, este é certamente por enquanto o que possui a maior e a melhor história e temos certeza de que continuará a ser lembrado como um dos maiores games ja produzidos mesmo quando ele já tiver sido superado, um game inesquecível.

  • Gráficos: 9.5
  • Jogabilidade: 9.0
  • Som: 9.7
  • História: 9.9
  • Diversão: 10
  • Média: 9.7


E finalizamos aqui a nossa análise do jogo Mass Effect 3, mas um grande jogo para a nossa lista de games, e um game que não pode faltar em nenhuma das prateleiras.

Até mais!






MMO's Place: O seu ponto MMO 



0 comentários:

Postar um comentário

E então? O que achou?