domingo, 10 de junho de 2012

[Review] Max Payne 3




 Opa tudo bem? Depois dessa E3 coberta aqui pelo blog trago a review de um jogão: Max Payne 3.


 Nunca tinha jogado nenhum outro da série, mas o jogo é desenvolvido pela Rockstar e uma coisa que me agradou: Se passa em São Paulo. Depois do mapa do Rio de Janeiro no CoD: MW2 temos a maior cidade do pais dentro de um jogo de ação, com diálogos no nosso português, lugares que condizem com a nossa cultura, e é claro, com piadinhas bem colocadas da Rockstar. Como bom paulistano que sou, uma das primeiras coisas que fiz quando comecei o jogo é fazer comparações de sotaque, local, pessoas...Durante o desenvolvimento do jogo a Rockstar anunciou que fez uma "pesquisa de campo" por aqui, e realmente eles pegaram certas semelhanças que só rindo mesmo.

Além disso quem já jogou algum Max Payne e gosta do gênero duvido que deixou passar despercebido, foi uma das melhores aquisições feitas por mim nesse ano sem duvidas.





 Apesar do jogo sair 15 dias no PC depois do lançamento dos consoles eu acho que a espera valeu a pena. O jogo contém poucos bugs (achei apenas um) e pelo seu potencial gráfico ficou rodando muito bem, sem oscilações ou peso exagerado.

Também se saiu graficamente bem, muitos dizendo que era um esquenta pro aguardado GTA V, pesando no PC seus 35GB no HD...o que não é pouco. Realmente, surpreende com seus efeitos gráficos, as explosões, os tiros, os cenários detalhados.

Tem uma jogabilidade rápida e estrategista ao mesmo tempo, e faz o jogador ter que ficar preso nos detalhes e investigar o cenário algumas vezes. Além dos muitos efeitos que a Rockstar colocou no jogo deixando com cara de um verdadeiro filme de ação, onde eu consigo sentir as emoções e toda a força do personagem principal.


 É um jogo forte, com uma história complicada e cenas de violência tão fortes como a do Tropa de Elite, palavrões rolando solto, torturas, prostituição, drogas...Realmente é um jogo muito adulto.

 A história do jogo continua dos seus antecessores, com Max no fundo do poço vindo para um país diferente de qualquer lugar onde ele viveu tentando recomeçar a vida como um guarda costas de uma família da elite paulista, e é ai que começam os problemas. E é nessa linha de rancor com o passado e um novo perigo perto de Max que segue a história jogo, muito bem elaborada pela Rockstar, dando sentido a tudo que acontece. Além disso o jogo retrata a realidade brasileira como ela é: Em comunidades muitos palavrões e gírias, na elite pessoas cheia de si e a corrupção do governo e das milicias. Realmente foi muito bem pesquisado. 
 Resumidamente falando: um Americano ressentido vem pra um país desconhecido, na sua maior cidade, arruma encrenca com traficantes, milicia e o governo. E tenta dar um jeito nisso tudo. Acho que se fosse de verdade Max não iria durar 5 minutos aqui, mas como ele é um Magaiver dos games ele da seu jeito certo?

Os controles do jogo são rápidos e respondem bem conforme apertamos os botoes, dificilmente deixando o dinamismo de lado. No meio de um tiroteio podemos nos esconder ou correr e atirar pegando armas do chão com uma velocidade incrível, ou apelar para os dodges e Bullet Time (efeito que deixa o jogo em câmera lenta) fazendo com que as possibilidades e o modo de jogar sejam variados, formando vários tipos de players. Não vou deixar de falar da interação no cenário, com alguns tiros as coisas simplesmente explodem ou caem em cima de alguns corpos, ou se torna mecanismo para mais uma incrível cena de ação onde meter bala na cabeça de traficante ou de policiais fica impressionante até pra quem já jogou varias vezes a campanha.

Vale destacar o fato que cada tipo de inimigo tem um tipo diferente de atributo, os traficantes são mais agressivos e acertam mais fácil o tiro em Max, já a policia tem mais resistência por usar colete e utilizam a estrategia para avançar em sua direção. O exercito do Panamá tem uma pontaria excepcional se comparado com os outros inimigos do jogo. Já a mafia italiana em uma parte do jogo são bem o meio termo de todos. Um ponto positivo porque difere a característica de cada "força" de cada local.

Os gráficos do jogo são belos, no console levando eles ao máximo, e no PC com texturas caprichadas e em HD, sem serrilhados ou falhas, passando um realismo tão grande fazendo sentir pena, ódio, raiva...Tudo pela forma de como você vê as mortes na sua frente.

Eu até que gostei dessa São Paulo fictícia do jogo, as vezes retratando o centro com prédios enormes e bonitos, luxuosos. As vezes uma favela com casas umas em cima das outras, com vielas e becos, não como as do Rio de Janeiro sempre em forma de moro, característica de São Paulo. As pessoas do jogo são neutras, já que por expressões não dava pra perceber alguma particularidade, excerto por certas cenas como a de um baile funk ou de garotos jogando bola. 

Um exemplo bom sobre o cenário é na delegacia da policia exitem bandejas cheias de coxinhas, coisa que aqui em São Paulo é uma piada e tanto, como chamar nossos caros oficiais da segurança publica de Coxinhas por causa de uma história antiga. PS: Não faça isso a menos que queira levar umas porradas.

O som foi algo que me agradou muito, pelo fato da trilha sonora aumentar a realidade e o drama das cenas ou mostrar um pouco da nossa cultura em algumas partes do game. Em questão da dublagem, as falas em inglês saíram perfeitas, já em português...muitas sem intonação ou emoção, mas não deixa de ser engraçado, pois a produtora não ficou com medo de expor os palavrões e as gírias exatamente como deve ser. Eu considerei a dublagem do modo multiplayer mais convincente do que a da campanha, faltou um pouco mais de preocupação da Rockstar nessa parte.


Aproveitando o assunto, o multiplayer foi algo realmente incrível! Com vários modos de jogo, segundo a Rockstar alguns vão até aparecer no GTA V. No começo é difícil, mas depois que se pega o jeito vira algo viciante, alucinante. O Bullet Time pode ser usado aqui, afetando os jogadores no seu campo de visão, e os que veem o jogador afetado, além de um sistema de perk's onde pode se criar a classe das armas e equipamentos desejados. Também ha possibilidade de saquear os corpos no chão e de bater com os punhos nos adversários, e usando os doges torna o multiplayer tão empolgante quando a campanha.

Lista de prós:
  • São Paulo bem caracterizada
  • História empolgante do começo ao fim
  • Realismo nas animações
  • Efeitos e gráficos bem modulados
  • Jogabilidade intuitiva e rápida
  • Multiplayer excelente
  • Trilha sonora de qualidade

Como dito anteriormente faltou um capricho nas falas em português do jogo, uma emoção, uma entonação a mais.

O jogo é relativamente curto, com cerca de 8 horas de jogo já é possível finalizar a campanha o que é ruim por ser um jogo tão empolgante e viciante.

 O nível de violência do jogo é enorme, cenas que realmente condizem com o que já aconteceu nesse pais, porém não deve passar perto de crianças um jogo como esse. 

 Um outro problema é a questão Last Stand Man, uma fator do jogo que se possui comprimidos no inventario, ao estar prestes a morrer Max se joga no chão e força o jogador a acertar o inimigo que vai mata-lo. Porém a mira trava, e as vezes perdemos quem temos que matar, ou perdemos o campo de visão e não temos saída além de morrer e tentar novamente.

Lista de contras:
  • Um Brasil violento e sangrento
  • 35GB no HD
  • Campanha curta
  • Falta de empenho na dublagem em português

Eu realmente gostei muito do jogo e me tornei fã da serie, quem gosta de um bom jogo ou um filme de ação não pode deixar de jogar esse titulo digno de um Oscar criado pela Rockstar.

  • Gráficos: 10
  • Jogabilidade: 10
  • Som: 9
  • História: 10
  • Diversão: 10
  • Média: 9,8






Sempre fui grande fã da série desde que foi lançado para os consoles de gerações anteriores e o terceiro título vem para reforçar ainda mais essa paixão.Max Payne 3 consegue manter perfeitamente tudo aquilo que o consagrou e ainda traz coisas novas.Com uma história incrível e jogabilidade alucinante, é um dos melhores jogos de ação já feitos e o melhor de seu gênero, pois realmente faz o gamer sentir-se num filme de ação cheio de momentos de tirar o fôlego.Com certeza foi um dos melhores lançamentos desse ano e superou todas as expectativas.       







Claro que sim! Muito tempo não jogava algo de ação tão bom quanto esse novo Max Payne, realmente me viciei e vou deixar muitos jogos de lado para alimentar esse vicio (espero não deixar a escola também). 
Só tenho uma coisa a dizer: Rockstar sua linda! Muito obrigado por mais um jogão.

Média Final:
  • Gráficos: 10
  • Jogabilidade: 10
  • Som: 9
  • História: 10
  • Diversão: 10
  • Média: 9,8


Essa foi analise do Max Payne 3, espero que curtam o jogo, deem sua opinião sobre o jogo e os temas sociais abordados. E que venha GTA V!










"MMO's Place: seu ponto mmo"

0 comentários:

Postar um comentário

E então? O que achou?